Regulamentações e necessidades formativas para os professores de ciências: um olhar foucaultiano

Resumo

As recentes alterações na legislação nacional acerca da formação de professores (Resolução 02/2019 - BNC-Formação) suscitam diversos questionamentos sobre qual docente queremos formar, assim como a formação de professores de Ciências envolve desafios específicos à disciplina. Ao considerar o âmbito do pensamento de Michel Foucault, podemos identificar importante catalisador e indutor às discussões teóricas sobre o tema da formação docente. Assim, neste trabalho realizamos uma análise de legislação recente e uma obra teórica de necessidades formativas ao professor de Ciências suscitando pensamentos foucaultianos com o objetivo de instigar reflexões sobre sua formação e prática docente diante do que se espera em nossa profissão. Concluímos haver poucos pontos de convergência entre os contextos analisados (documentos e necessidades formativas) e também, que os questionamentos foucaultianos podem constituir importantes meios pelos quais surjam as necessárias reflexões e possíveis resistências às regras estatais.

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Biografia do Autor

Netulio Alarcon Fioratti, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

Doutorando em Educação em Ciências pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Professor da Educação Básica, Técnica e Tecnológica no Instituto Federal do Paraná (IFPR). 

Wellington Soares de Lima, Unioeste

Doutorando em Educação em Ciências pelo Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (Unioeste), Mestre em Educação (Unioeste).

Lourdes Aparecida Della Justina, Unioeste

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (Unioeste). Doutora em Educação para a Ciência (UNESP).

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Publicado
2022-11-11
Como Citar
Alarcon Fioratti, N., Soares de Lima, W., & Aparecida Della Justina, L. (2022). Regulamentações e necessidades formativas para os professores de ciências: um olhar foucaultiano. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(21), 223-243. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i21.16314