O estado da arte sobre as contribuições das abordagens decoloniais para o ensino de Geografia
Resumo
Apresentamos os resultados de uma pesquisa de iniciação científica voluntária desenvolvida junto ao Núcleo de Educação Antirracista (NEA) ligado aos cursos de Licenciatura em Geografia e Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS, Unidade de Jardim/MS). A partir de um enfoque teórico-metodológico decolonial, abordamos o ensino e a aprendizagem de temáticas curriculares na área do conhecimento geográfico na educação básica para acolher as diferenças presentes na constituição identitária de estudantes do sudoeste sul-mato-grossense. Como recurso de coleta de dados, utilizamos a pesquisa bibliográfica por meio do estado da arte das pesquisas sobre o ensino de geografia na perspectiva dos estudos decoloniais; posteriormente, tabulamos dados do Google Acadêmico a fim de entender como as pesquisas na área da Geografia propõem intervenções pedagógicas nos conteúdos específicos dessa área do saber. Em conclusão, a perspectiva decolonial do ensino de geografia propõe engajamento nas experiências de vida dos/das alunos/as; contribui para a inclusão de narrativas de grupos inferiorizados nos conteúdos; evita apagamento existencial de grupos não eurocentrados, o epistemicídio e o racismo estrutural que funcionaram como elementos orientadores de temáticas curriculares da Geografia.
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