O estado da arte sobre as contribuições das abordagens decoloniais para o ensino de Geografia

Resumo

Apresentamos os resultados de uma pesquisa de iniciação científica voluntária desenvolvida junto ao Núcleo de Educação Antirracista (NEA) ligado aos cursos de Licenciatura em Geografia e Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS, Unidade de Jardim/MS). A partir de um enfoque teórico-metodológico decolonial, abordamos o ensino e a aprendizagem de temáticas curriculares na área do conhecimento geográfico na educação básica para acolher as diferenças presentes na constituição identitária de estudantes do sudoeste sul-mato-grossense. Como recurso de coleta de dados, utilizamos a pesquisa bibliográfica por meio do estado da arte das pesquisas sobre o ensino de geografia na perspectiva dos estudos decoloniais; posteriormente, tabulamos dados do Google Acadêmico a fim de entender como as pesquisas na área da Geografia propõem intervenções pedagógicas nos conteúdos específicos dessa área do saber. Em conclusão, a perspectiva decolonial do ensino de geografia propõe engajamento nas experiências de vida dos/das alunos/as; contribui para a inclusão de narrativas de grupos inferiorizados nos conteúdos; evita apagamento existencial de grupos não eurocentrados, o epistemicídio e o racismo estrutural que funcionaram como elementos orientadores de temáticas curriculares da Geografia.

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Biografia do Autor

Yago Rodrigues Ferreira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Estudante do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS, Unidade de Jardim/MS). Bolsista do Programa de  Iniciação Científica (PIBIC/CAPES) do Núcleo de Educação Antirracista (NEAIAedu). 

Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação e do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Doutorado em Educação pela Unidade Estadual de Maringá (UEM). Coordenador do Núcleo de Educação Antirracista (NEAIAedu). 

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Publicado
2022-11-11
Como Citar
Rodrigues Ferreira, Y., & Guimarães Oliveira da Silva, F. (2022). O estado da arte sobre as contribuições das abordagens decoloniais para o ensino de Geografia. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(21), 409-427. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i21.16317
Seção
Artigos de demanda contínua