Contra o determinismo tecnológico: um olhar anticapitalista e feminista à tecnologia

Resumo

Este texto aborda os limites e os problemas na ideia da neutralidade da tecnociência e no “determinismo tecnológico” a partir da perspectiva de teorias críticas feministas. Essa corrente determinista de pensamento defende não só a tese de que a tecnociência é neutra, mas também a de que o desenvolvimento da tecnologia é determinado e, portanto, inevitável. Além de colocar alguns exemplos das impossibilidades históricas e lógicas contidas nessa perspectiva, este artigo apresentará os principais argumentos acerca da dimensão ideológica do determinismo tecnológico (Feenberg, 2002; Wajcman, 1991). No entanto, outros olhares para os fenômenos tecnológicos são possíveis para além das barreiras deterministas. Este artigo abordará algumas críticas de Adorno e Horkheimer à racionalidade, aqui interpretada como tecnocientífica (Dialética do Esclarecimento, 1985), a teoria crítica da tecnologia de Andrew Feenberg (Transforming Technology, 2002) e a proposta tecnofeminista de Judy Wajcman (Feminism confronts technology, 1991, e Technofeminism, 2004) na tentativa de elaborar uma interpretação anticapitalista e feminista das chamadas evoluções tecnológicas. Com esse movimento, o objetivo é fortalecer esforços sempre crescentes de politização da tecnociência e de desmitificação do progresso técnico. A partir desses esforços, pretende-se também que este artigo seja mais um estímulo para imaginar e reconhecer verdadeiras possibilidades de emancipação que objetos tecnológicos podem nos oferecer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanna Möller, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e pesquisadora vinculada ao grupo “Nexos: teoria crítica e pesquisa interdisciplinar/Sudeste”, na linha de pesquisa "Teoria crítica da tecnologia".

Referências

ADORNO, Theodor. Dialética do Esclarecimento. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

ADORNO, Theodor. Progresso. Lua nova: Revista de Cultura e Política, São Paulo, v. 27, p. 217-236, 1992.

FEENBERG, Andrew. Transforming technology: A critical theory revisited. Oxford University Press, 2002.

HARDING, Sandra. The science question in feminism. Cornell University Press, 1986.

MACKENZIE, Donald; WAJCMAN, Judy. The social shaping of technology. Londres: Open University Press, 1999.

WAJCMAN, Judy. Feminism confronts technology. Penn State Press, 1991.

WAJCMAN, Judy. Technofeminism. Cambridge: Polity, 2004.

Publicado
2023-06-17
Como Citar
Möller, G. (2023). Contra o determinismo tecnológico: um olhar anticapitalista e feminista à tecnologia. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(23), 192-203. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i23.16906