O pensamento crítico de Angela Davis: notas para se pensar uma educação interseccional

Resumo

O texto pretende discutir uma questão de fundo: Como se pode tratar o pensamento crítico de Angela Davis para se pensar uma educação interseccional? A ideia é desenvolver um argumento em torno desse tema na perspectiva de se pensar a luta antirracista com base na articulação das questões de raça, classe e gênero, tal como desenvolvidas no pensamento crítico da filósofa ativista. Desse modo, tomaremos a temática em três momentos, a saber: primeiro, trataremos sobre alguns pontos do pensamento crítico de Angela Davis e sua potência na atualidade. Nesse aspecto abordaremos as aproximações e distanciamentos da filósofa com os teóricos da Escola de Frankfurt, particularmente, com Herbert Marcuse. Num segundo momento, pretendemos discutir a perspectiva de gênero, raça e classe como elementos articuladores do feminismo de Davis e da sua luta antirracista, a partir da categoria de interseccionalidade. Já no terceiro momento, trazemos alguns elementos da potência do pensamento de Angela Davis para discutir as questões de gênero, raça e classe na atualidade para se pensar uma educação interseccional.

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Biografia do Autor

Alex Sander da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Pós-Doutorado PNPD/CAPES pelo PPGE/UNIMEP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação Cultural e Sociedade (GEFOCS).

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Publicado
2023-06-17
Como Citar
da Silva, A. S. (2023). O pensamento crítico de Angela Davis: notas para se pensar uma educação interseccional . Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(23), 204-217. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i23.17418