Inclusão escolar equitativa: o papel vital do segundo professor em Santa Catarina

Resumo

A inclusão escolar é para garantir o direito à educação de todos de maneira equitativa, é nessa linha que se justifica a existência do segundo professor como apoio a aprendizagem dos estudantes com deficiência no ensino regular no Estado de Santa Catarina. Este estudo teve por objetivo analisar os avanços e retrocessos das políticas de inclusão escolar relacionadas ao segundo professor em Santa Catarina. A hipótese foi que as políticas vigentes não oferecem orientações suficientes para o trabalho desse profissional. Foram examinadas a Lei n° 17.143 (2017), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9.394 (1996), a Resolução CEE SC nº 100 (2016), e o caderno de Política de Educação Especial de Santa Catarina. Foi uma pesquisa documental com análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a Lei n° 17.143 (2017) foi um avanço ao tratar das atribuições e direitos do segundo professor, porém em 2019, essa lei foi considerada inconstitucional, e houve um retrocesso, hoje o serviço do segundo professor é embasado na Resolução CEE SC nº 100 (2016). A legislação atual não fornece informações detalhadas sobre o papel desse profissional, deixando-o em uma posição de fragilidade. No entanto, ter essa lei estadual amparando o segundo professor de turma dentro do Estado de Santa Catarina para atender estudantes com deficiência não deixam de ser um avanço de políticas públicas, porém precisa de uma revisão urgente para real efetivação da inclusão, equitativa, e da valorização profissional.

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Biografia do Autor

Ellen da Silva Rufinodos Reis, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Assistente de Educação na Escola de Educação Básica Castro Alves - Araranguá SC.

Flávia Wagner, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa; Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Daniel de Moura, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Professor orientado de laboratório Maker na E. E. B Profª Maria da Glória Silva-Içara SC.

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Publicado
2024-10-30
Como Citar
Reis, E. da S. R., Wagner, F., & Moura, D. de. (2024). Inclusão escolar equitativa: o papel vital do segundo professor em Santa Catarina. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(28), 432-443. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i28.19468