O fenômeno da responsabilidade social na educação escolar: influências na oferta educativa e nas demandas parentais das classes privilegiadas
Resumo
Este artigo tem como tema o fenômeno da responsabilidade social, que tem adquirido crescente relevância em vários campos da vida social. Com o objetivo de refletir sobre seus impactos na área da Educação, foram investigadas diferentes formas de apropriação e de adesão a este valor por grupos favorecidos e por escolas que atendem a essas camadas, com destaque para as classes médias altas. Por meio do método analítico descritivo, baseado em técnicas de revisão da literatura sociológica e de análise de resultados de pesquisas empíricas sobre a temática, foram elaboradas duas tipologias, em que instituições de ensino e famílias, respectivamente, foram categorizadas segundo suas diferentes perspectivas sobre o papel social da escola. O estudo indicou que propostas educativas voltadas a um comprometimento social dificilmente se concretizam em experiências pedagógicas democráticas e inclusivas, configurando-se, na maior parte dos casos, como uma estratégia empregada pelas escolas para atrair famílias com o perfil desejado. Uma parcela significativa dessas famílias, por sua vez, interessadas em se mostrarem sintonizadas com os valores legitimados, porém sem abrir mão de sua posição privilegiada na estrutura social, buscam aprimorar as estratégias de escolarização dos filhos, de maneira a garantir que a escolha do estabelecimento de ensino contribua com seus propósitos de reprodução social. Conclui-se que a responsabilidade social escolar é hoje mais um elemento de complexificação das relações entre oferta educativa e demandas parentais, produzindo discursos e práticas paradoxais.
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