Práticas pedagógicas para séries iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso sobre infâncias e negritude
Resumo
A infância é um período de extrema importância para a formação da criança tanto em aspectos cognitivos como de valores e conhecimentos sobre respeito, diferença e diversidade. Tornando-se imprescindível a apreensão, discussão e aplicabilidade sobre as questões étnico-raciais desde muito cedo nos espaços educacionais, para isso, essa pesquisa tem como objetivo compreender como as trajetórias e práticas pedagógicas de professoras podem acarretar na aprendizagem de crianças em séries iniciais do ensino fundamental a partir das relações étnico-raciais. O que torna justificável a pesquisa, pelas inúmeras situação de discriminação que uma criança preta ou parda vivencia em sala aula, tanto na relação por adulto-criança, bem como por criança-criança. Para desenvolver essa análise, utilizaremos a ferramenta da interseccionalidade para discorrer sociologicamente sobre raça, em consonância com as questões de gênero, etariedade, classe social e formação profissional, almejando obter quais as implicações que o preconceito e discriminação racial podem impactar em vidas infantis pretas. Como embasamento, tomaremos como suporte autoras que discutem a infância como Cavalleiro e Cardoso e, para as questões da negritude, Bento, Carneiro e Diallo. Para os resultados, apontar como a trajetória e formação profissional podem incorrer em práticas pedagógicas desalinhadas com os dispositivos legais como o ECA/1990; DCNEI/09 e a Lei 10639/03.
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