Um movimento de uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação com crianças da Educação Infantil

Resumo

Este artigo apresenta dados de uma pesquisa de Mestrado que teve por objetivo analisar um movimento de uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) com crianças da Educação Infantil. O estudo foi desenvolvido em parceria com uma professora da Educação Infantil e sua turma de crianças de aproximadamente 4 anos de idade, em uma escola pública de Campo Grande/MS. Esta pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, pois os dados foram produzidos no contexto natural dos participantes, a escola, sendo analisados ao longo do processo. A pesquisadora se integrou ao  local de estudo, pois estava preocupada em compreender as ações desenvolvidas em seu ambiente habitual de ocorrência. Para a produção de dados da pesquisa, foram realizadas ações na escola que incluíram estudo do currículo prescrito e planejamento de aulas; observação e acompanhamento de aulas desenvolvidas; reuniões de avaliação das ações com a professora parceira. Essas ações foram registradas em diário da pesquisadora e gravadas em vídeo, áudio e fotografias, constituindo-se em  dados da pesquisa. Os dados foram apresentados em formato de narrativa, orientadas por estudos sobre integração de TDIC ao currículo escolar. Com a pesquisa foi possível concluir que a proposta de atividades com uso de TDIC oportunizou o desenvolvimento de competências e habilidades do currículo prescrito para crianças da Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleide Maria dos Passos Arruda, UFMS - Universidade Federal de Mato Gross

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e membro do Grupo de Pesquisa Tecnologia e Educação Matemática (Getecmat).

Suely Scherer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Líder do Grupo de Estudo em Tecnologia e Educação Matemática (Getecmat).

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Biancocini de; VALENTE, . José Armando. Tecnologias e Currículo: Trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

AMANTE, Lúcia. As tecnologias digitais na escola e na educação Infantil. Pinhais: Melo, 2011.

ARRUDA, Angela Cristina de. Práticas educativas baseadas em projeto para a integração de tecnologias digitais na educação infantil. 2021, 427 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2021.

BLAUTH. Ivanete Fátima. Um processo de pesquisa-formação: diálogos sobre currículo escolar, tecnologias digitais e conhecimentos de professoras. 2021, 223 f. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), 2021.

BOGDAN, Robert Charles; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias. O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus Editora. 2013.

MACHADO, Ana Margarida Chiavaro. Tablets na educação infantil: tecnologia em sala de aula e seus benefícios para o processo de alfabetização. Dissertação (Mestrado em Gestão Educacional). Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Porto Alegre, 2014.

PAPERT, Seymour. An exploration in the space of mathematics educations. International Journal of Computers for Mathematical Learning, v. 1, n. 1, p. 95-123, 1996.

RODRIGUES, Alessandra; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; VALENTE, José Armando. Currículo, narrativas digitais e formação de professores: experiências da pós-graduação à escola. Revista Portuguesa de Educação [online]. 30 (jan-jun), 2017. p. 61-83. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37451307004.pdf . Acesso em: 23 fev. 2020.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática? In: SACRISTÁN, José Gimeno; PÉREZ GÓMEZ, Ángel. Compreender e transformar o ensino. Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa. 4. Ed. Artmed, 1998.

SÁNCHEZ, Jaime. Integración curricular de TICs. Concepto y modelos. Enfoques educacionales, Santiago, v. 5, n. 1. P. 51-65, jan. 2003. Disponível em: https://enfoqueseducacionales.uchile.cl/index.php/REE/article/view/47512. Acesso em: 20 mar. 2020.

SCHERER, Suely. Integração de Laptops Educacionais às Aulas de Matemática: Perspectivas em Uma Abordagem Construcionista. In: ROSA, Maurício; BAIRRAL, Marcelo Almeida; AMARAL, Rúbia Barcelos (Orgs.). Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância: pesquisas contemporâneas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015. p.163-186.

SCHERER, Suely; BRITO, Gláucia da Silva. Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, e76252, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.76252. Acesso em: 15 de fev. 2021.

VALENTE, José Armando. A espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. 2005. 238 f. Tese (Livre Docência) – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil, 2005. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000857072&opt=4. Acesso em: 9 abr. 2020.

Publicado
2024-10-30
Como Citar
Arruda, C. M. dos P., & Scherer, S. (2024). Um movimento de uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação com crianças da Educação Infantil. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(28), 380-393. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i28.21032