A socialização como aspectos formativos do professor da infância: questões introdutórias

Resumo

O artigo objetivou analisar as estratégias utilizadas por professores da educação infantil como elemento que promove a interação social e o desenvolvimento profissional, abordando a socialização como aspecto catalisador do processo de formação inicial docente no contexto escolar. A pesquisa é resultado das vivências no Estágio Supervisionado na Educação Infantil desenvolvida de forma remota, no período da Pandemia do Covid-19. Os questionamentos que conduziram nossas investigações foram: as atividades cotidianas na EMEI, organizadas de forma intencional ou não pelas professoras regentes, possibilitou a socialização de discentes/docentes? Se sim, como elas contribuem para a formação de professores para infância? Se não, quais as dificuldades encontradas pelos acadêmicos de Pedagogia, durante a imersão na sala de aula? A metodologia utilizada foi a pesquisa participante em uma Escola Municipal de Educação Infantil  - EMEI , em Altamira – PA, além da análise relatórios de estágio de cinco discentes, que apresentou os resultados: sob a ótica discentes, a professora ao criar estratégias educativas visando a aprendizagem das crianças da educação infantil, possibilitou a sociabilidade entre os pares e ao desenvolver ludicamente as aulas remota, produziu conhecimentos, permitindo aos sujeitos serem protagonistas e autores da vida pessoal, coletiva e profissional.

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Biografia do Autor

Hellyna Viana Oliveira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora na Nowa Tech - Escola de Inovação e Tecnologia/Altamira.

Léia Gonçalves de Freitas, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos em Etnodiversidade, Campus Universitário de Altamira da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Marcos Marques Formigosa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos em Etnodiversidade, Campus Universitário de Altamira da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos em Etnodiversidade, Campus Universitário de Altamira da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Educação Básica da UFPA.

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Publicado
2024-10-30
Como Citar
Oliveira, H. V., Freitas, L. G. de, Formigosa, M. M., & Miléo, I. do S. de O. (2024). A socialização como aspectos formativos do professor da infância: questões introdutórias. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(28), 146-164. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i28.21073