Primeiras ações de atendimento à infância em Naviraí/MS: Clube de Mães e o Centro Integrado de Educação Maria José S. Cançado
Resumo
Este texto tem como objetivo apresentar o retrato das primeiras ações de atendimento a infância na região sul de Mato Grosso do Sul, e pretende contribuir para o cenário do início do atendimento à infância na região, por meio do Clube de Mães vinculado ao Projeto Casulo e a Legião Brasileira de Assistência, assim como a implementação da primeira creche pública no município de Naviraí no Mato Grosso do Sul. Nesse período há uma mudança significativa no processo administrativo da creche quando ela passa a ser responsabilidade da Gerência Municipal de Educação e não mais da gestão da Gerência da Assistência Social no município. As fontes utilizadas são documentais e fizeram parte de dois trabalhos concluídos uma tese de doutorado e uma dissertação de mestrado, para isso utilizamos os documentos de criação e implementação das instituições, assim como registros fotográficos. Consideramos que o município de Naviraí pode ser um dos primeiros municípios no estado a iniciar o processo de transferência do atendimento da Assistência Social para a Educação. Assim as exigências sociais e legais fizeram com que as mudanças fossem ocorrendo e alterações no cenário do atendimento à criança foi se configurando por meio de transformações dos espaços, da profissionalização docente e a partir da municipalização dos recursos.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Gislaine; SARAT, Magda. História da infância no Brasil: contribuições do processo civilizador. Educação e Fronteiras, v.5 n.13, 2015.
Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/5176. Acesso em 12 de jun. 2022.
ABRAMWICZ. A. O direito das crianças à educação infantil. Pró-Posições. v. 14, n. 3 (42), p. 13-24, set./dez. 2003.
BRASIL. Decreto-Lei nº 4.830, de 15 de outubro de 1942. Estabelece contribuição especial para a Legião Brasileira de Assistência e dá outras providências. Disponível em: http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/Del4830.htm/. Acesso em: 6 abr. 2018.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente Lei nº 8.069, de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 6 abr. 2018.
BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal. Coordenação de Edições Técnicas, 2017, 58 p. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretri zes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 18 mar. 2018.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição compilado.htm. Acesso em: 11 mar. 2018.
BRASIL. Lei Complementar nº 31, de 11 outubro 1977. Cria o Estado de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências. Brasília, 11 de outubro de 1977. Disponível em: http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp31.htm. Acesso em: 31 mar. 2018.
BRASIL. Mato Grosso do Sul. Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (SEMADE). Perfil Estatístico de Mato Grosso do Sul. Ano base, 2015. Campo Grande: SEMADE, 2016, 109 p. Disponível em: https://www.seilog.ms.gov.br/. Acesso em: 18 jul. 2024.
BURKE, P. Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. In: BURKE, P. (Org.). Tradução Vera Maria Xavier dos Santos. Editora Unesp Digital: São Paulo, 2017.
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Organização de Michael Schoter, tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
ELIAS, Norbert. Conceitos sociológicos fundamentais. In: NEIBURG, F.; WAIZBORT, L. (Org.). Escritos e ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006, p. 21-33.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador. In: ELIAS, N. (Org.). O processo civilizador. Tradução de Ruy Jungmann. Revisão e apresentação de Renato Janine Ribeiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
ELIAS, Norbert. A civilização dos pais. Revista Sociedade e Estado, Brasília, v. 27. n. 3, p. 469-493, set./dez. 2012.
FARIA, H. A. Trajetórias de professores homens que atuaram com crianças no interior de Mato Grosso do Sul (1962-2007). 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação FAED - Universidade Federal da Grande Dourados − UFGD. Dourados/MS.
FERREIRA, Eliana Maria. "Você parece criança!" Os espaços de participação das crianças nas práticas educativas. 2012. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados/MS, 2012.
GRATIVOL, Samara. Educação pré-escolar em Dourados. A Escola Serviço de Educação Integral – SEI (1980-1995). 2017. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2017.
KRAMER, Sônia. (Org.). Políticas do pré-Escolar no Brasil: a arte do disfarce. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2007.
KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Parque Infantil: a singularidade e seus componentes. Educar em Revista, v. 35. n. 77, p. 223-244, set./out. 2019.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução de Bernardo Leitão et al. Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 1990 (Coleção Repertórios). Disponível em: https://www.ufrb.edu.br/ppg com/images/Hist%C3%B3ria-e-Mem%C3%B3ria.pdf. Acesso em: 10 jul. 2024.
MATO GROSSO DO SUL. Plano Estadual de Educação. 2014. Disponível em:
http://www.sed.ms.gov.br/wp-content/uploads/2015/05/pee-ms-2014.pdf. Acesso em: 10 mar. 2022.
MONTIEL, Larissa Wayhs Trein. Da Assistência à Educação Infantil: a transição do atendimento à infância no município de Naviraí - MS (1995-2005). 2019. 233 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
NAVIRAÍ, Mato Grosso. Estatuto do Clube de Mães. Aprovado pela diretoria de 1974. Naviraí - Mato Grosso, 3 de junho, C.M.N. Registro no 387. Dourados/MT, 1974.
NAVIRAÍ, MS. Plano Municipal de Educação. Prefeitura Municipal de Naviraí, 2004 - 2014. Acervo – Gerência Municipal de Educação.
NAVIRAÍ, MS. Plano Municipal de Educação. Prefeitura Municipal de Naviraí, 2015-2025. Acervo – Gerência Municipal de Educação.
ROSEMBERG, Flúvia. A LBA − o Projeto Casulo e a Doutrina de Segurança Nacional. In: FREITAS, C. M. História social da infância no Brasil. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006, p. 141-162.
RODRIGUES, Giseli Tavares de Souza. História do clube de mães e as origens do atendimento à criança pequena em Naviraí/MS (1974-1990). 2018. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, 2018.
SANTOS, Ronise Nunes. A história da “Casa Escola O Infantil do Bom Senso. 2015. 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – FAED, Faculdade de Educação – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados/MS, 2015.
SANTOS, Elton Castro Rodrigues; SÁ, Elizabete Figueiredo. Educação infantil em Mato Grosso (1920 -1945). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ANPUH, jul. 2011.
SARAT, Magda. A infância e a formação de Mozart: contribuições á educação infantil. Cadernos de Estudos Sociais, v. 25 n.1, 2011, p. 91-102. Disponível em: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1445/1165. Acesso em 20 de jul. 2022.
SILVA, Claudemir Dante. Família e educação infantil: relações interdependentes. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados/MS, 2015.
SILVA, Anamaria Santana; SOUZA, Rosa Fátima. Recordando e colando: as origens da educação infantil nas escolas públicas de Mato Grosso do Sul. In: MONARCHA, C. (Org.). Educação da infância brasileira 1875 – 1983. Campinas/SP: Autores Associados, 2001, p. 232-270.
SILVA, Anamaria Santana. Políticas de atendimento à criança pequena no Mato Grosso do Sul 1983/1990. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 1997.
SCAVONE, Darci Terezinha de Luca. Marcas da história da creche na cidade de São Paulo: as lutas no cotidiano (1976-1984). 2011. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba/SP, 2011.
YAMIN, Giana Amaral. A evolução do atendimento pré-escolar do Estado de Mato Grosso do Sul a partir de uma análise do histórico das propostas governamentais. 2001. Dissertação de (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP, 2001.
Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.