O discurso do brincar digital como auxiliar da atenção para a aprendizagem: linhas de fuga
Resumo
Este texto explora as linhas de fuga do dispositivo do desenvolvimento, valendo-se de pesquisas já realizadas sobre o brincar das crianças em relação às tecnologias digitais na Educação. No dispositivo do desenvolvimento, observamos que este agencia saberes e práticas educativas da infância onde se efetiva o brincar com as tecnologias digitais como um meio que estimula o desenvolvimento (progressivo) cognitivo e fornece meios facilitadores para a aprendizagem escolar. No contexto do desenvolvimento da aprendizagem, destaca-se a atenção como um elemento essencial para a realização de tarefas cognitivas. Deste modo, o brincar com as tecnologias é compreendido como um recurso no processo de aprendizagem, direcionando a atenção das crianças para estímulos externos e objetos, facilitando a absorção e busca de informações. Aqui, a incapacidade de processar essas informações externas é interpretada como desatenção e falta de concentração. Neste texto, abordaremos as linhas de fuga do dispositivo do desenvolvimento a partir das experiências dos autores que geraram ideias, o que ali permaneceu em potencial, como virtualidades a serem atualizadas. Ao olharmos para essas linhas de fuga, percebe-se que a propensão das crianças à dispersão reflete um desejo por novidades em relação ao mundo, o que dificulta manter uma experiência consistente e intensa por muito tempo. Ao contrário de situações em que a concentração é necessária, a atenção no brincar digital demanda uma forma de distração focada. É uma atenção à temporalidade, envolvendo um desafio temporal em vez de espacial.
Downloads
Referências
BERGSON, Henri. O pensamento e o movente. Introdução. Bergson. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
DELEUZE, Gilles. O que é um dispositivo. In: BALIBAR, E. et al. Michel Foucault filósofo. Tradução: Wanderson Flor do Nascimento. Barcelona: Gedisa, 1990. p. 155-161.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia, v. 2. Tradução: Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
DELEUZE, Gilles. O abecedário de Gilles Deleuze. Entrevista com Gilles Deleuze. Editoração: Brasil, Ministério da Educação, TV Escola, 2001. Paris: Éditions Montparnasse, 1997, VHS, 459min.
DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault: uma trajetória filosófica – para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária,1995.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2002.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Tradução: Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade II: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 2001.
FOUCAULT, Michel. Tecnologías del yo y otros textos afines. Barcelona: Siglo Veintiuno, 1990.
FOUCAULT, Michel. Sobre a História da sexualidade. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2000. p. 243-27.
HABOWSKI, Adilson Cristiano. O brincar das crianças em tempos digitais: a produção de discursos na Educação. 2023. 295f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2023.
HABOWSKI, Adilson Cristiano; RATTO, Cleber Gibbon. Cuidado! As crianças estão em risco: a periculosidade no brincar digital. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 16, n. 35, p. 1-17, 2023. DOI: 10.20952/revtee.v16i35.18880
KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em Estudo, Maringá, v.6, n.1, p.17-27, jan./jun. 2001.
KASTRUP, Virgínia. Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devir-mestre. Educ. Soc., Campinas, vol.26, n.93, p.1273-1288, Set./Dez. 2005.
KASTRUP, Virgínia. O Aprendizado da Atenção na Cognição Inventiva. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 16, n. 3, p. 7-16, 2004.
Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.