Estratégias de ensino e aprendizagem para alunos com deficiência no AEE: uma revisão bibliográfica

Resumo

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma modalidade de ensino que visa promover a inclusão de alunos com deficiência no ambiente escolar. No entanto, a implementação de estratégias de ensino e aprendizagem eficazes para esses alunos ainda é um desafio para muitas instituições educacionais. Diante da diversidade de necessidades e características dos alunos com deficiência, como desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem que garantam a efetiva inclusão e aprendizagem desses alunos no AEE? Este estudo tem como objetivo geral analisar estratégias de ensino e aprendizagem eficazes para alunos com deficiência no AEE, visando à sua inclusão e aprendizagem no ambiente escolar. Para atingir ao objetivo proposto, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais estudos e pesquisas relacionados ao tema. Espera-se que este estudo contribua para a identificação de estratégias de ensino e aprendizagem eficazes para alunos com deficiência no AEE, promovendo a sua inclusão e aprendizagem no ambiente escolar. Os resultados obtidos poderão ser utilizados por profissionais da área da Educação Especial e gestores escolares na implementação de práticas pedagógicas mais inclusivas e eficazes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ane Ellen da Costa Sousa Loiola, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Especialista em Matemática e suas tecnologias e formação no mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduada em Matemática pela UFPI e em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Professora da Rede Estadual de Ensino do Piauí e do município de Piripiri / PI.

Anayllen da Costa Sousa, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Especialista em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da família e em Fisiologia do Exercício, ambas pela Centro Universitário União das Américas (UNIAMÉRICA). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Professora do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN), unidade do Piripiri / PI.

Referências

ALMEIDA, L. S., DEL PRETTE, Z. A. P. Estratégias de ensino aprendizagem para alunos público-alvo da educação especial. Revista de Ciências Pedagógicas, v.2, n.2, p.115-122, 2017.


AQUINO, J. G. Metodologias ativas de ensino: o papel do professor mediador. São Paulo: Papirus, 2012.


ARANHA, M. P. M. A inclusão escolar e suas implicações. Revista de Educação, v. 1, n. 4, p. 87-95, 2006.


CASTRO, J. E. G. O uso do software “luz do saber” na sala de recurso multifuncional: uma análise sobre a mediação do professor do AEE no atendimento de uma criança com deficiência intelectual. Anais IV CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2020.


COSTA, L. G. S. Estratégias de ensino colaborativo como uma proposta de Atendimento Educacional Especializado-AEE. 2021.


DA SILVA, V. L. et al. O professor de atendimento educacional especializado (aee) e suas contribuições metodológicas em prol do aprendizado de alunos com deficiência. AMPLAMENTE: EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI, v. 59082, p. 377, 2020.


FONSECA, K. A. Formação de professores do atendimento educacional especializado (AEE): inclusão escolar e deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural. 2021.


FONSECA, V. Tecnologia assistiva na educação inclusiva. São Paulo: Memnon, 2014.


GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4ª ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2013.


GOMES, A. L. L. V.; SOBRINHO, A. F.; DE FIGUEIREDO, R. V. O uso do software luz do saber infantil no AEE: a mobilização das estratégias cognitivas de alunos com deficiência intelectual, Revista Cocar, n. 19, 2023.


HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2011.


LEVAVI, P.; LINDSTRO, S. Tecnologias assistivas na inclusão escolar de alunos com deficiência. Revista Educação Especial, v. 21, n. 2, p. 225-240, 2008.


LUCKESI, C. C. Aprendizagem significativa na educação inclusiva. Campinas: Papirus, 2011.


MANTOAN, M. T. E. Tecnologias assistivas na educação inclusiva. Educação em Revista, v.33, n.2, p. 111-126, 2017.


MESSAGI, M. S. P. Estratégias para aprendizagem de estudantes com TEA: a experiência de um Centro de AEE da Região Metropolitana de Porto Alegre. 2023.


MINAYO, M. Acessibilidade e inclusão de alunos com deficiência nas escolas: desafios e perspectivas. Revista Educação Especial, v.30, n.58, p.267-28, 2017.


MORAN, J. M. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2013.


SASSKI, P.; SCHNEIDER, A. Família e escola na inclusão educacional: reflexões e práticas compartilhadas. Curitiba: Appris, 2014.


SAVIANI, D. Formação de professores para a Educação Especial e Inclusiva no Brasil. Educação Especial e Inclusiva, v.3, n.1, p.7-21, 2019.


SCARPATTI, S. A. et al. O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE E SUAS IMPLICAÇÕES. Anais da Semana da Pedagogia, n. 8, 2023.


VEIGA, L. Educação inclusiva: o que o professor tem a ver com isso?. Revista Brasileira de Educação Especial, v.17, n.1, p.117-130, 2011.
Publicado
2025-09-17
Como Citar
Loiola, A. E. da C. S., & Sousa, A. da C. (2025). Estratégias de ensino e aprendizagem para alunos com deficiência no AEE: uma revisão bibliográfica. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(32), 214-226. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.22521
Seção
Artigos de fluxo contínuo