O alvorecer da experiência no programa residência pedagógica: vivências de pedagogas na educação infantil

Resumo

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, sendo fundamental para o desenvolvimento integral da pessoa. Por isso, ela ocupa um lugar significativo na formação inicial nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, em que também se insere o Programa Residência Pedagógica (PRP). O objetivo deste artigo é discutir sobre as contribuições do PRP na formação das pedagogas para a atuação na Educação Infantil. O referencial teórico partiu da perspectiva deweyana sobre a experiência educativa, com destaque para os princípios da interação e da continuidade. A metodologia se fundamentou na pesquisa narrativa com quatro egressas de um curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em que foram residentes. Os principais resultados mostraram que o PRP contribuiu de forma específica com saberes para o trabalho na Educação Infantil, para a atuação das residentes além do âmbito universitário e para a articulação entre teoria e prática, no sentido da práxis.

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Publicado
2025-06-25
Como Citar
Oliveira da Silva, D. L., & Leite dos Santos Silva, A. (2025). O alvorecer da experiência no programa residência pedagógica: vivências de pedagogas na educação infantil. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(31), 62-81. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i31.22541