A etnofísica em teses e dissertações: uma revisão na perspectiva decolonial

Resumo

Este trabalho teve por objetivo traçar as características da produção acadêmica nacional sobre etnofísica. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura em arquivos digitais a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A análise descritivo-interpretativa foi feita com a perspectiva decolonial. Os resultados mostraram uma predominância de trabalhos na região Norte, no âmbito de Programas de Pós-Graduação de Mestrados Profissionais na área de Ensino e de Ciências Exatas. A maioria dos trabalhos é voltada para o ensino na educação básica e destacam-se os conteúdos de termologia, mecânica e astronomia. Percebe-se na maior parte da produção analisada o distanciamento dos conceitos e procedimentos da etnometodologia, sobretudo a etnografia. Há, contudo, uma aproximação com a etnomatemática quanto à conceituação e nos objetivos. Do ponto de vista decolonial, aponta-se a necessidade da adoção do pensamento de fronteira, da conceituação não eurocêntrica da etnofísica e do desenvolvimento de alternativas pedagógicas dentro da interculturalidade crítica com base na ideia da pluriversalidade.

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Biografia do Autor

Alessandro de Sousa Ramos, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Professores de Ciências da UFPI.

Alexandre Leite dos Santos Silva, Universidade Federal do Piauí

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), linha de pesquisa "Educação em Ciências e Matemática". Especialista em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Possui licenciatura em Física pela UFU. É membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF), da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). É Professor Adjunto na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente atua no Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), área Ciências da Natureza, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos, PI). Foi Coordenador da LEdoC no biênio 2019-2021. É líder do Grupo de Estudos sobre Formação de Professores de Ciências e membro do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo e Ensino de Ciências. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências (NEsPEC). Tem experiência na área de Formação de Professores com enfoque em Ensino de Ciências, Ensino de Física e Educação do Campo.

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Publicado
2022-11-11
Como Citar
de Sousa Ramos, A., & Leite dos Santos Silva, A. (2022). A etnofísica em teses e dissertações: uma revisão na perspectiva decolonial. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(21), 336-355. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i21.16124
Seção
Artigos de demanda contínua