Educação midiática na prática: descobertas a partir da interação em sala de aula
Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência desenvolvido na disciplina de Cultura Digital, ofertada ao curso de Publicidade e Propaganda de uma instituição de ensino superior. O objetivo é analisar uma atividade prática voltada à educação midiática, na qual se buscou problematizar conceitos essenciais para a leitura crítica da informação em ambientes digitais. A proposta consistiu em uma intervenção pedagógica realizada com nove estudantes, organizada em três etapas principais: exposição dialogada sobre noções de educação midiática, aplicação de um jogo interativo elaborado na plataforma Genially e discussão coletiva sobre os conceitos mobilizados. Metodologicamente, caracteriza-se como abordagem qualitativa, de natureza descritiva, sustentada pelo relato da atividade e pelas percepções dos participantes. A experiência permitiu identificar que alguns conceitos, como curadoria, desinformação e segurança digital, eram parcialmente conhecidos, enquanto outros, como phishing e pós-verdade, apresentaram menor familiaridade entre os estudantes. A ação possibilitou também observar o envolvimento da turma e o potencial dos recursos digitais para favorecer a compreensão, a interação e a reflexão sobre práticas de consumo e produção de informação. Como contribuição, o relato evidencia a pertinência de integrar a educação midiática às formações em comunicação, especialmente em cursos que dialogam diretamente com dinâmicas contemporâneas de circulação de conteúdos. Reconhece-se como limitação o número reduzido de participantes e o caráter pontual da intervenção, apontando-se como possibilidade futura a ampliação da atividade para outras turmas e contextos formativos.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES, Leonir Pessate. Processos de ensinagem na universidade. 5. ed. Joinville: Univille, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CHAMPANGNATTE, Dostoiewski Mariatt de Oliveira. Mediações, Mídia-Educação e Cotidiano Escolar In: VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa; ARAUJO, Elaine Vasquez Ferreira de (org). Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital. Duque de Caxias: UNIGRANRIO, 2016. Disponível em: www.pgcl.uenf.br/arquivos/tecnologia,sociedadeeeducacaonaeradigital_011120181554.pdf. Acesso em 21 mar. 2024.
EDUCAMÍDIA. Glossário. Disponível em: educamidia.org.br/glossario. Acesso em 21 mar. 2024.
FERRARI, Ana Claudia; MACHADO, Daniela; OCHS, Mariana. Guia da educação midiática. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2020.
GABRIEL, Martha. Você, eu e os robôs. São Paulo: Atlas, 2021.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2006
LIMBERGER, Jane Beatriz. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem para educação farmacêutica: um relato de experiência. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 17, p. 969-975, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/PFVrRFtRtnCYJR4SDW3vSTx/abstract/?lang=pt. Acesso em: 21 mar. 2024.
MICHEL, Maria Helena. Metodologia e Pesquisa Científica em Ciências Sociais. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2015.
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2178-26792021000500060&script=sci_arttext. Acesso em: 21 mar. 2024.
NAGUMO, Estevon; TELES, Lúcio França; SILVA, Lucélia de Almeida. Educação e desinformação: letramento midiático, ciência e diálogo. Revista EDT- Educação Temática Digital, v. 24, n. 1, p. 220-237, 2022.
OCHS, Mariana. O que as tendências para o futuro indicam sobre a educação midiática. Folha de São Paulo, 21/03//2024. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2024/03/o-que-as-tendencias-para-o-futuro-indicam-sobre-a-educacao-midiatica.shtml Acesso em: 19 abr. 2024.
SAE, Digital. Educação midiática na BNCC e na escola. Disponível em: https://sae.digital/educacao-midiatica/. Acesso em: 22 maio 2024.
STRUTZEL, Tércio. Presença digital. Rio de Janeiro: Alta Books, 2015.
UNIVERSIDADE FRANCISCANA. Publicidade e Propaganda. Matriz Curricular. Disponível em: https://www.ufn.edu.br/site/ensino/graduacao/publicidade-e-propaganda. Acesso em 13 abr. 2024.
Copyright (c) 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.




