O documento curricular do território maranhense: reflexões sobre a formação docente e o ensino de literatura indígena na educação básica

Resumo

Este trabalho é um recorte da pesquisa em andamento, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação, na Universidade Estadual Maranhão, cujo objetivo é analisar a formação de professores e o ensino de literatura indígena na educação básica, a partir da compreensão das orientações prescritas no Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA) aos professores de Língua Portuguesa. Nesse sentido, foi selecionado como corpus da pesquisa o DCTMA para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, tendo como enfoque a segunda etapa da educação básica. Nossas investigações visam discutir como as abordagens definidas no documento podem incidir na atuação dos docentes maranhenses, observando, particularmente, as orientações para o componente curricular Língua Portuguesa, no que concerne ao ensino de literatura indígena. Os resultados demonstram que, no discurso do documento, embora se reconheça a relevância de um ensino que valorize a pluralidade cultural, ainda percebemos proposições limitadas às citações das competências e habilidades prescritas na Base Nacional Comum Curricular, sem uma implicação às realidades sociais, culturais e étnicas que caracterizam a heterogeneidade no estado.

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Biografia do Autor

Aretusa Pontes Nascimento, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Graduada em Letras, habilitação em Línguas Portuguesa e Inglesa e respectivas Literaturas, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura, pela Faculdade Atenas Maranhense (FAMA), Formação de Leitores pela Faculdade Internacional Signorelli e Educação Especial Inclusiva (UCESP). Integrante do grupo de pesquisa Multiletramentos no Ensino de Línguas (MELP). É servidora pública municipal em São Luís-MA e São José de Ribamar-MA.

Ana Patrícia Sá Martins, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos -UNISINOS/RS (2020). Graduada em Letras Licenciatura Plena em Espanhol, pela Universidade Federal do Maranhão (2008) e em História Licenciatura, pela Universidade Estadual do Maranhão (2009). Possui Especialização em Língua Portuguesa, pela UEMA e Mestrado em Educação pela UFMA (2011). Atua como Professora Adjunta no Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão. É Professora Permanente no Mestrado Profissional em Educação (PPGE/UEMA) e no Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLE/UEMA). É Pesquisadora Associada da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Associação Brasileira de Linguística Aplicada (ALAB). Coordena pesquisas na graduação e na pós-graduação, dedicando-se, principalmente, aos temas: inicial e continuada de professores; Interculturalidade e Decolonialidade na formação docente; e Multiletramentos e Tecnologias digitais no ensino. É líder do grupo de pesquisa Multiletramentos no Ensino de Línguas (MELP), registrado no Diretório do CNPq.

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Publicado
2025-06-25
Como Citar
Pontes Nascimento, A., & Patrícia Sá Martins, A. (2025). O documento curricular do território maranhense: reflexões sobre a formação docente e o ensino de literatura indígena na educação básica. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(31), 180-193. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i31.22631