O documento curricular do território maranhense: reflexões sobre a formação docente e o ensino de literatura indígena na educação básica
Resumo
Este trabalho é um recorte da pesquisa em andamento, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação, na Universidade Estadual Maranhão, cujo objetivo é analisar a formação de professores e o ensino de literatura indígena na educação básica, a partir da compreensão das orientações prescritas no Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA) aos professores de Língua Portuguesa. Nesse sentido, foi selecionado como corpus da pesquisa o DCTMA para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, tendo como enfoque a segunda etapa da educação básica. Nossas investigações visam discutir como as abordagens definidas no documento podem incidir na atuação dos docentes maranhenses, observando, particularmente, as orientações para o componente curricular Língua Portuguesa, no que concerne ao ensino de literatura indígena. Os resultados demonstram que, no discurso do documento, embora se reconheça a relevância de um ensino que valorize a pluralidade cultural, ainda percebemos proposições limitadas às citações das competências e habilidades prescritas na Base Nacional Comum Curricular, sem uma implicação às realidades sociais, culturais e étnicas que caracterizam a heterogeneidade no estado.
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