Formação de professores de Educação Física na UFPA: um estudo baseado no estado do conhecimento acerca das percepções do estágio curricular supervisionado

Resumo

Este artigo analisa as percepções relacionadas ao Estágio Curricular Supervisionado (ECS) no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará (UFPA), com base em um estudo fundamentado no Estado do Conhecimento. O principal objetivo é compreender como o ECS contribui para a articulação entre teoria e prática, além de fortalecer a identidade docente e promover uma prática pedagógica reflexiva e crítica. A metodologia empregada tem abordagem qualitativa e está fundamentada em revisão de literatura, com dados construídos a partir de plataformas como Google Scholar e SciELO, conforme a metodologia proposta por Romanowski e Ens (2006). Autores como Pimenta e Lima (2012) e Freire (1996) foram referências centrais para a análise crítica, reforçando o papel do estágio como espaço formativo essencial para o desenvolvimento da identidade docente. Os resultados preliminares destacam que o ECS desempenha um papel crucial na integração de saberes teóricos e práticos, contribuindo para a formação de professores críticos e reflexivos.

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Publicado
2025-06-25
Como Citar
Negrão Monteiro da Costa, J. O., & Costa Pena, S. (2025). Formação de professores de Educação Física na UFPA: um estudo baseado no estado do conhecimento acerca das percepções do estágio curricular supervisionado . Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(31), 194-207. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i31.22677