Conhecer o livro infantil ilustrado para melhor lê-lo e abordá-lo junto a novos leitores

Resumo

Caracterizado pela interação de palavras e imagens no âmbito de um suporte em que múltiplos elementos materiais e paratextuais também concorrem para narrar, o livro infantil ilustrado hoje está presente no contexto escolar e subsidia a formação de leitores e a educação literária que nele ocorrem. Abordá-lo e mediar com eficácia a sua leitura na prática docente requer dos professores conhecê-lo e lê-lo com proficiência, condição para a qual a formação continuada dos professores apresenta-se como relevante caminho, de modo a impulsionar um maior conhecimento a seu respeito e, em decorrência, novas possibilidades de tratá-lo na prática pedagógica. Neste artigo, com fundamento principalmente nos estudos críticos do livro infantil ilustrado (Nikolajeva e Scott, 2011; Colomer, 2017; Ramos, 2017, 2020; Linden, 2011; Salisbury e Styles, 2013) e nas discussões sobre formação docente (Gatti, 2008, 2017; Dalvi, 2021; Oliveira-Formosinho, 2009; Freire, 2001; Imbernón, 2009), apresenta-se parte de uma experiência de formação docente que teve o conhecimento e a leitura desse livro como foco, desenvolvida no âmbito de uma pesquisa de doutorado. No recorte priorizado, a partir de interações e partilhas a respeito da leitura de um título específico, doze professoras atuantes nos primeiros anos do ensino fundamental foram instigadas a refletir sobre os paratextos capa e contracapa na constituição narrativa e material dessa modalidade de livro. Dessa experiência, resultaram compreensões mais embasadas e a ampliação dos saberes docentes acerca do livro infantil ilustrado e de sua constituição material e narrativa, condição fundamental à efetiva exploração da leitura desse livro nos processos de formação de leitores nos anos escolares iniciais.

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Biografia do Autor

Fabíola Cordeiro de Vasconcelos, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba e em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba, mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Atua como professora na Unidade Acadêmica de Educação do Centro de Humanidades desta Universidade e tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, literatura infantil, escrita na academia e aprendizagem.

Márcia Tavares, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Estágio pós doutoral na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Presidente Prudente (2017). Professora efetiva da Universidade Federal de Campina Grande. Faz parte do quadro permanente do Programa de Pós graduação em Linguagem e Ensino da mesma Universidade. Editora chefe da Revista Leia Escola, periódico do PPGLE. Tutora do PET-Letras/UFCG. Tem experiência na área de Literatura, atuando principalmente nas seguintes áreas: Literatura Infantil e juvenil, ilustração do livro infantil, História em Quadrinhos, Leitura literária no ensino infantil e fundamental.

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Publicado
2025-06-25
Como Citar
Cordeiro de Vasconcelos, F., & Tavares Silva, M. (2025). Conhecer o livro infantil ilustrado para melhor lê-lo e abordá-lo junto a novos leitores. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(31), 316-336. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i31.22723