Conhecer o livro infantil ilustrado para melhor lê-lo e abordá-lo junto a novos leitores
Resumo
Caracterizado pela interação de palavras e imagens no âmbito de um suporte em que múltiplos elementos materiais e paratextuais também concorrem para narrar, o livro infantil ilustrado hoje está presente no contexto escolar e subsidia a formação de leitores e a educação literária que nele ocorrem. Abordá-lo e mediar com eficácia a sua leitura na prática docente requer dos professores conhecê-lo e lê-lo com proficiência, condição para a qual a formação continuada dos professores apresenta-se como relevante caminho, de modo a impulsionar um maior conhecimento a seu respeito e, em decorrência, novas possibilidades de tratá-lo na prática pedagógica. Neste artigo, com fundamento principalmente nos estudos críticos do livro infantil ilustrado (Nikolajeva e Scott, 2011; Colomer, 2017; Ramos, 2017, 2020; Linden, 2011; Salisbury e Styles, 2013) e nas discussões sobre formação docente (Gatti, 2008, 2017; Dalvi, 2021; Oliveira-Formosinho, 2009; Freire, 2001; Imbernón, 2009), apresenta-se parte de uma experiência de formação docente que teve o conhecimento e a leitura desse livro como foco, desenvolvida no âmbito de uma pesquisa de doutorado. No recorte priorizado, a partir de interações e partilhas a respeito da leitura de um título específico, doze professoras atuantes nos primeiros anos do ensino fundamental foram instigadas a refletir sobre os paratextos capa e contracapa na constituição narrativa e material dessa modalidade de livro. Dessa experiência, resultaram compreensões mais embasadas e a ampliação dos saberes docentes acerca do livro infantil ilustrado e de sua constituição material e narrativa, condição fundamental à efetiva exploração da leitura desse livro nos processos de formação de leitores nos anos escolares iniciais.
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