Cultura digital: relação com as práticas pedagógicas na educação infantil

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre a relação das práticas pedagógicas na Educação Infantil com a cultura digital. A abordagem metodológica foi a qualitativa de cunho bibliográfico, tendo por base as técnicas de revisão sistemática de literatura. Teve como questão norteadora: Que pesquisas investigaram as práticas pedagógicas na Educação Infantil e sua relação com a Cultura Digital? A revisão iniciou com a fase de buscas e aplicação dos critérios de inclusão ou exclusão, em seguida por uma análise dos resumos, e pela análise do corpus teórico constituído. Os resultados, apresentaram duas categorias de pesquisas, a primeira focada na compreensão da formação inicial e continuada dos professores (as) para o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC), com ênfase em propostas formativas com docentes, para o uso, apropriação ou para integração de TIC, nas práticas pedagógicas da Educação Infantil. A segunda categoria de pesquisas, incluíram crianças como participantes, e apresentaram propostas de intervenção pedagógica para uso dessas tecnologias pelas crianças, buscando depreender a compreensão delas sobre o uso de TIC e suas implicações no movimento e corpo da criança. Identificamos uma lacuna no que refere a pesquisas que apontem a relação das práticas pedagógicas com as vivências apresentadas pelas crianças alicerçadas pelas práticas culturais digitais, que possam ressoar no cotidiano escolar. Também observamos que os processos formativos carecem analisar criticamente a incorporação de TIC com o olhar para uma formação humana e democrática para a convivência e prática sociais na cultura digital.

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Biografia do Autor

Elaine Cristina dos Reis Viera, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Professora Licenciada em Pedagogia para Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, com Especialização em Psicopedagogia Clínica e Educacional. Atualmente é mestranda da Universidade Federal de Mato Grosso no Programa de Pós graduação em Educação - PPGE, Mestrado, Linha de pesquisa: Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, tem o previlégio de estar como Bolsista da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Integra o grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - LêTECE. Na carreira do magistério atuou nas funções de Professora, Coordenora pedagógica, Gestora Escolar e Assessora pedagógica. Realiza estudos sobre: Cultura Digital, Políticas públicas Educacionais; Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil por meio de experiências lúdicas.

Danilo Garcia da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutorado na área da Educação na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Vinculado ao grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação - LêTECE -, do Instituto de Educação da UFMT. Atualmente é professor no Departamento de Letras do Instituto de Linguagens da UFMT. Atua como Professor de Francês nos cursos de graduação em Letras/Francês e em Cursos de Extensão do Instituto de Linguagens da referida universidade. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT (PPGE-IE/UFMT). Ainda tem desenvolvido trabalhos com Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Formação de Equipe Técnico-Pedagógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem e no contexto de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Trabalha com Formação de Professores no contexto das TDIC na Educação, Tecnologias Educacionais, Cultura Digital e Educação a Distância/On-Line.

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Publicado
2025-06-25
Como Citar
dos Reis Viera, E. C., & Garcia da Silva, D. (2025). Cultura digital: relação com as práticas pedagógicas na educação infantil. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(31), 412-430. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i31.22769