O stop motion como possibilidade para a educação estética na formação de professores

Resumo

Este estudo investigou a relação entre os processos artístico-digitais, especificamente as práticas de stop motion, e a promoção da educação estética na formação de professores. Com abordagem qualitativa e inspirada na metodologia da pesquisa artística, a investigação buscou identificar as experiências envolvidas na criação do stop motion e seus potenciais para promover a educação estética, considerando a formação de professores. A pesquisa artística pressupõe um entrelaçamento entre sensibilidade e reflexão, permitindo a construção de conhecimento a partir da própria experiência criativa. Envolvendo revisão bibliográfica e uma prática empírica, um estudante de licenciatura em pedagogia elaborou um curta-metragem em stop motion, mobilizando saberes da filosofia da educação. Os resultados apontam que o stop motion se mostra viável tanto na formação inicial quanto continuada de professores, e inclusive no trabalho dos professores na educação básica, dada a acessibilidade tecnológica e o potencial estético do processo. Entre os principais aspectos identificados, destacam-se: (i) o estímulo ao diálogo interdisciplinar e à poetização do conhecimento; (ii) a experiência estética qualificada, articulando saberes e emoções; e (iii) o desenvolvimento da sensibilidade, da imaginação e da reflexão crítica. Conclui-se que a inserção do stop motion na formação docente favorece uma prática educativa mais sensível e criativa, expandindo as possibilidades de interação entre arte, ensino e produção de conhecimento.

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Publicado
2025-06-25
Como Citar
Silva Marques, H., & Andrade, E. N. F. (2025). O stop motion como possibilidade para a educação estética na formação de professores. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(31), 393-411. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i31.22795