A avaliação psicológica no diagnóstico do transtorno de oposição desafiante: uma revisão de literatura integrativa
Resumo
O Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) é uma condição relativamente comum na infância e cujo diagnóstico exige critérios rigorosos. Nesse cenário, a Avaliação Psicológica se destaca por oferecer maior precisão diagnóstica. Este estudo analisou a literatura científica sobre a Avaliação Psicológica no diagnóstico do TOD, descrevendo os métodos utilizados e as principais dificuldades envolvidas. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão integrativa da literatura em bases nacionais e internacionais, considerando estudos dos últimos dez anos. Os resultados apontaram a necessidade de uma abordagem crítica e culturalmente sensível, dado que fatores psicossociais influenciam o surgimento e agravamento dos sintomas. Também foram identificadas lacunas nos critérios diagnósticos e a necessidade de instrumentos validados para a realidade brasileira. Evidenciou-se ainda a importância de avaliações multidimensionais que considerem a singularidade de cada indivíduo para diagnósticos mais éticos e precisos. Assim, o estudo reúne contribuições relevantes para o entendimento e aprimoramento da prática avaliativa no contexto do TOD, fortalecendo as discussões clínicas e acadêmicas na área.
Downloads
Referências
ARIAS, Victor B.; AGUAYO, Virginia; NAVAS, Patricia. Validity of DSM-5 Oppositional Defiant Disorder Symptoms in Children with Intellectual Disability. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 18, n. 4, p. 1977, 2021. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/18/4/1977. Acesso em: 12 jun. 2025.
ASSOCIATION, American Psychiatric. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5-TR. 5. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2022.
BARLETTA, Janaína Bianca. Avaliação e intervenção psicoterapêutica nos transtornos disruptivos: algumas reflexões. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 7, n. 2, p. 25–31, 2011. Disponível em:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.phpscript=sci_abstract&pid=S1808-56872011000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 12 jun. 2025.
BOARATI, Marcelo Arantes; PANTANO, Telma; SCIVOLETTO, Sandra. Psiquiatria da infância e adolescência: cuidado multidisciplinar. 2. ed. Barueri: Manole, 2023. E-book. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786555767926. Acesso em: 13 fev. 2025.
BRITES, Luciana; BRITES, Clay. Crianças desafiadoras: aprenda como identificar, tratar e contribuir de maneira positiva com crianças que têm Transtorno Opositivo-Desafiador. São Paulo: Editora Gente, 2019.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Cartilha de Avaliação Psicológica. Brasília: CFP, 2022. Disponível em: https://site.cfp.org.br/publ/cartilha-avaliacao-psicologica-2022. Acesso em: 10 out. 2024.
CORRÊA, Ana Larissa Gama Pacheco; ALMEIDA, Beatriz dos Santos; NASCIMENTO, Fernanda de Assis Passos; NALIM, Ingrid Singh; PIRES, Julio Cesar de Paula; RIBEIRO, Milena Quaresma; ALMEIDA, Nayara Lontra dos Santos de; BARCELLOS, Catarine Torquato; TAVARES, Thiago de Mello; ORSINI, Marco. Transtorno Opositor Desafiador: uma revisão de literatura. Enfermagem Brasil, v. 22, n.6, pág. 1234–1243, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.33233/eb.v22i6.5572. Acesso em: 23 out. 2024.
CÔRTES, Leila de Oliveira. Transtorno Desafiador Opositor na Infância. Revista Portuguesa de Ciências e Saúde, v. 01, pág. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.editoraenterprising.net/index.php/rpcs/article/view/351. Acesso em: 28 out. 2024.
COSTA, Danielle S.; DE PAULA, Jonas Jardim; MALLOY-DINIZ, Leandro F.; ROMANO-SILVA, Marco A.; MIRANDA, Débora M. Parent SNAP-IV rating of attention-deficit/hyperactivity disorder: accuracy in a clinical sample of ADHD, validity, and reliability in a Brazilian sample. Jornal de Pediatria, v. 95, n. 6, p. 736–743, 2019. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0021755718304716. Acesso em: 12 mar. 2025.
DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019. E-book. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788582715062. Acesso em: 10 out. 2024.
DIAS, Luana Gabriela Avelina; CUNHA, Milene de Oliveira Dutra; SILVA, Maria Vitória Prado da; BRITO, Melissa Prado. Transtorno de oposição desafiante e transtorno de conduta, fatores de risco e diagnóstico: uma revisão da literatura. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 2 Edição Especial, 2024. Disponível em: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/2895. Acesso em: 18 out. 2024.
DUMAS, Jean E. Psicopatologia da infância e da adolescência. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. E-book. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788582713129. Acesso em: 20 out. 2024.
EZPELETA, Lourdes; GRANERO, Rosa; OSA, Núria de la; DOMÈNECH, Josep M. Clinical Characteristics of Preschool Children with Oppositional Defiant Disorder and Callous-Unemotional Traits. PLOS ONE, v. 10, n. 9, e0139346, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0139346. Acesso em: 10 mar. 2025.
FERREIRA JÚNIOR, Miguel; SILVA, Edcleia Santos Ângelo Da; ARAÚJO, Danilo De Freitas; ANOMAL, Renata Figueiredo. Transtorno do Espectro Autista e Transtorno Desafiante de Oposição: dificuldades no diagnóstico. Revista Ciência Plural, v. 10, n. 1, e31807, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.21680/2446-7286.2024v10n1ID31807. Acesso em: 19 out. 2024.
GIGENGACK, Maj R.; HEIN, Irma M.; MEIJEL, Els P. M. van; LINDEBOOM, Robert; GOUDOEVER, Johannes B. van; LINDAUER, Ramón J. L. Diagnostic Infant and Preschool Assessment (DIPA): Psychometric properties in a Dutch clinical sample. Comprehensive Psychiatry, v. 100, 152177, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.comppsych.2020.152177. Acesso em: 10 mar. 2025.
GRIMMETT, Marc A.; DUNBAR, Adria S.; WILLIAMS, Teshanee; CLARK, Cory; PRIOLEAU, Brittany; MILLER, Jen S. The process and implications of diagnosing oppositional defiant disorder in African American males. The Professional Counselor, v. 6, n. 2, p. 147–160, 2016. Disponível em: https://tpcjournal.nbcc.org/wp-content/uploads/2016/07/Pages147-160-Grimmett.pdf. Acesso em: 12 mar. 2025.
HAMED, Rania A; HAMMOUDA, Safaa M; EL SEHMAWY, Asmaa A.E. Child abuse in a sample of children and adolescents with externalizing disorders. Al-Azhar Assiut Medical Journal, v. 18, p. 266–271, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.4103/AZMJ.AZMJ_39_20. Acesso em: 13 mar. 2025.
HUTZ, Claudia Zubek de Souza; BANDEIRA, Denise Ruschel; TRENTINI, Clarissa Marceli. Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016. E-book. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788582713129. Acesso em: 20 out. 2024.
KAŹMIERCZAK-MYTKOWSKA, Anna; BUTWICKA, Agnieszka; LUCCI, Kamil Dante; WOLAŃCZYK, Tomasz; BRYŃSKA, Anita. The functioning of families of teens with attention deficit hyperactivity disorder and oppositional defiant disorder. Psychiatria Polska, v. 56, n. 4, p. 889–902, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.12740/PP/OnlineFirst/128372. Acesso em: 10 mar. 2025.
KLEMP, Marie-Theres; DOSE, Christina; HAUTMANN, Christopher; JENDREIZIK, Lea T.; MÜHLENMEISTER, Judith; PLÜCK, Júlia; WÄHNKE, Laura; DÖPFNER, Manfred. Parenting Behaviors as Mediators of the Association Between Parental Internalizing Symptoms and Child Externalizing Symptoms. Child Psychiatry and Human Development, v. 55, n. 4, p. 916–928, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10578-022-01462-0. Acesso em: 12 mar. 2025.
LINS, Maria Rita Carvalho; BORSA, Juliana Callegaro.Avaliação psicológica: aspectos teóricos e práticos. Petrópolis: Vozes, 2017.
LUCERO, Ariana; SOUZA, Isabela Maciel Cerqueira De; CITTADINO, Nathalia Sodré. A criança agressiva para além do Transtorno Opositor Desafiador (TOD). Mnemosina, v. 17, n. 1, 2021. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/61856/38845. Acesso em: 14 fev. 2025.
MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina De Campos Pereira; GALVÃO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto – Enfermagem, v. 17, n. 4, p. 758–764, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018. Acesso em: 9 mar. 2025.
OLIVEIRA, Silvio; TRENTINI, Clarissa Marceli. Avanços em psicopatologia: avaliação e diagnóstico baseado na CID-11. Porto Alegre: Artmed, 2023. E-book. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786558821021. Acesso em: 28 out. 2024.
PEREIRA, Débora Souza; SOUZA, Pâmela Moreira; SHMIDT, Lorena Miranda. Caso LG: psicodiagnóstico nos comportamentos de transtorno de oposição. Anais do Colóquio Estadual de Pesquisa Multidisciplinar & Congresso Nacional de Pesquisa Multidisciplinar, 2017. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br/index.php/coloquio/article/view/333. Acesso em: 20 out. 2024.
PETITCLERC, Amélie; BRIGGS-GOWAN, Margaret J.; ESTABROOK, Ryne; BURNS, James L.; ANDERSON, Erica L.; McCARTHY, Kimberly J.; WAKSCHLAG, Lauren S. Contextual variation in young children's observed disruptive behavior on the DB-DOS: implications for early identification. Journal of Child Psychology and Psychiatry, and Allied Disciplines, v. 56, n. 9, p. 1008–1016, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1111/jcpp.12430. Acesso em: 11 mar. 2025.
SARAIVA, Ana Beatriz; FERREIRA, Janaina. Personality attributes of children with behavior problems: An exploratory analysis with the Exner Comprehensive System of the Rorschach Inkblot Test and implications for the socio-historical clinical practice approach. Psychology in Russia: State of the Art, v. 9, n. 4, p. 193–204, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.11621/pir.2016.0414. Acesso em: 12 mar. 2025.
SILVA, Renata Costa Gama. Transtorno opositor desafiador: como enfrentar o TOD na escola. 2017. 48 f. Monografia (Especialização em Educação Especial e Inclusiva) – Instituto A Vez do Mestre, Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2017.
SOUSA, Luís Manuel Mota de; MARQUES-VIEIRA, Cristina Maria Alves; SEVERINO, Sandy Silva Pedro; ANTUNES, Ana Vanessa. A metodologia de revisão integrativa da literatura em enfermagem. Revista Investigação em Enfermagem, v. 21, n. 2, p. 17–26, 2017. Disponível em: https://www.sinaisvitais.pt/images/stories/Rie/RIE21.pdf#page=17. Acesso em: 9 mar. 2025.
TEIXEIRA, Gustavo Oliveira. O reizinho da casa: manual para pais de crianças opositivas, desafiadoras e desobedientes. Rio de Janeiro: Editora Best Seller, 2014.
THÖNE, Ann-Kathrin et al. Identifying symptoms of ADHD and disruptive behavior disorders most strongly associated with functional impairment in children: a symptom-level approach. Journal of Psychopathology and Behavioral Assessment, v. 45, p. 277–293, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10862-023-10025-z. Acesso em: 12 mar. 2025.
WIESNER, Margit; ELLIOTT, Marc N.; McLAUGHLIN, Katie A.; BANSPACH, Stephen W.; TORTOLERO, Susan; SCHUSTER, Mark A. Common versus specific correlates of fifth-grade conduct disorder and oppositional defiant disorder symptoms: comparison of three racial/ethnic groups. Journal of Abnormal Child Psychology, v. 43, n. 5, p. 985–998, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10802-014-9955-9. Acesso em: 10 mar. 2025.
Copyright (c) 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.




