Inclusão escolar e transtorno opositivo desafiador: desafios e práticas pedagógicas no ensino de matemática
Resumo
Este artigo investiga os desafios e as práticas pedagógicas para a inclusão de estudantes com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) no ensino de matemática, fundamentando-se no Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e na legislação brasileira. Adota abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e aplicação de questionário a 17 professores do Ensino Fundamental e Médio. A apreciação dos dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), e fundamenta-se teoricamente no DUA, na legislação brasileira sobre inclusão e em estudos sobre o TOD. Os resultados evidenciam que, embora as escolas repassem informações sobre os estudantes com TOD, falta formação específica aos docentes. A pesquisa aponta para a importância da articulação entre formação continuada, apoio institucional e colaboração entre escola, família e profissionais da saúde para a efetiva inclusão escolar.
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: MEC, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Programa de educação inclusiva: direito à diversidade. Brasília, DF: MEC, 2004.
CAST. Universal Design for Learning Guidelines version 2.2. Wakefield, MA: CAST, 2018. Disponível em: http://udlguidelines.cast.org. Acesso em: 11 jun. 2025.
CHTENA, Maria. Inclusão escolar: uma prática possível. In: MENDES, Eliane G.; ZERBATO, Ana P. (Org.). Educação inclusiva e formação de professores: fundamentos e práticas. Campinas, SP: Autores Associados, 2016. p. 129-144.
CARMO, Aparecida Neri de. Educação inclusiva: um olhar sobre a avaliação da aprendizagem. Curitiba: Ibpex, 2010.
COSTA, Daniela Reis Martins; OLIVEIRA, Débora Costa Brandão. Revisão da literatura sobre Transtorno Opositivo Desafiador e Transtorno de Conduta: causas/proteção, estratégia escolar e relação com a criminalidade. Ciência & Cognição, Rio de Janeiro, v. 26, n. 2, p. 360-369, 2021.
DAL FARRA, Rosano André; FETTERS, Michael. Recentes avanços nas pesquisas com métodos mistos: aplicações nas áreas de educação e ensino. Acta Scientiae, v. 19, n. 3, p. 466-492, 2017.
LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem na escola: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2006.
LUISELLI, Joseph Kevin. Características clínicas e tratamento do transtorno desafiador de oposição. In: CABALLO, Vicente E.; SIMON, Marisol (Org.). Manual de psicologia clínica infantil e do adolescente: transtornos específicos. 2. ed. São Paulo: Santos, 2015. p. 168-177.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2006.
MENDES, Eliane G.; ZERBATO, Ana Paula. Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Educação, São Leopoldo: Unisinos, v. 22, n. 2, p. 147-155, maio/ago. 2018. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2018.222.03. Acesso em 14 jun. 2025.
SANTOS, Luciana Maria Souza; GONZAGA, Maristela. Transtorno Desafiador Opositivo: a agressividade no ambiente escolar. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 3, n. 2, p. 101-119, 2018. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/pedagogia/transtorno-desafiador-opositivo. Acesso em: 20 out. 2024.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
UNESCO. Declaração de Salamanca e Enquadramento da Ação na Área das Necessidades Educativas Especiais. Salamanca: Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade, 1994.
YIN, Robert. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Tradução de Ana Thorell. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Copyright (c) 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.




