Inclusão escolar e transtorno opositivo desafiador: desafios e práticas pedagógicas no ensino de matemática

Resumo

Este artigo investiga os desafios e as práticas pedagógicas para a inclusão de estudantes com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) no ensino de matemática, fundamentando-se no Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e na legislação brasileira. Adota abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e aplicação de questionário a 17 professores do Ensino Fundamental e Médio. A apreciação dos dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), e fundamenta-se teoricamente no DUA, na legislação brasileira sobre inclusão e em estudos sobre o TOD. Os resultados evidenciam que, embora as escolas repassem informações sobre os estudantes com TOD, falta formação específica aos docentes. A pesquisa aponta para a importância da articulação entre formação continuada, apoio institucional e colaboração entre escola, família e profissionais da saúde para a efetiva inclusão escolar.

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Biografia do Autor

Maiara Ghiggi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves

Licenciada em Matemática pelo IFRS; Especialista Docente em Ciências da Natureza e Matemática (UERGS); Pedagoga (Unopar); Pós-graduada em Psicopedagogia, Supervisão Escolar (Faculdade Futura) e Psicologia Clínica e Institucional (Faveni); Especialista em Educação Básica na Matemática (IFRS) e Gestão Escolar (Faveni). Professora de Anos Iniciais das redes Municipais de Boa Vista do Sul e Bento Gonçalves. Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Antonio Piveta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus de Bento Gonçalves

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil.
Titulação: Licenciado em Matemática pelo IFRS; Especialista em Ensino de Matemática para Educação Básica. Professor de Matemática da Rede Municipal de Bento Gonçalves - RS.  Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: antoniopivetta@yahoo.com.br

Rodrigo Chardson Rodrigues Caldas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil.
Titulação: Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2010); Cursando Licenciatura em Física pelo IFRS - Campus Bento Gonçalves. Especialista em Ensino de Matemática para Educação Básica. Professor de Matemática da Rede Estadual do RS. Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: rodrigocaldas5@yahoo.com.br

Jeronimo Becker Flores, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil.
Titulação: Doutor em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS); Mestre em Educação (UCS); Licenciado em Matemática (UCS). Professor visitante do IFRS - Campus Bento Gonçalves - RS.  Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil E-mail: jeronimobecker@gmail.com

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Publicado
2025-12-12
Como Citar
Ghiggi, M., Piveta, A., Caldas, R. C. R., & Flores, J. B. (2025). Inclusão escolar e transtorno opositivo desafiador: desafios e práticas pedagógicas no ensino de matemática. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(33), 95-113. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i33.23548
Seção
Artigos de fluxo contínuo