IDEB: primeiro como tragédia e depois como farsa

Resumo

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) tem se consolidado como política de avaliação da educação brasileira. Trata-se de uma avaliação padronizada realizada em larga escala e aplicada em todo território nacional. Considerando essas questões, apresentamos os objetivos desse artigo: a) analisar em que medida o Ideb contribui para a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental; b) verificar como estudantes do ensino médio demonstram a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos inerentes ao seu contexto social. Assim, tendo em vista o alcance dos objetivos propostos, realizamos uma pesquisa empírica, mediante o emprego de uma autoavaliação, junto a 10 alunos concluintes do ensino médio na escola que obteve a melhor avaliação Ideb 2023 no estado do Pará. Os resultados indicam que o Índice não é um indicador que revela a realidade da qualidade da Educação Básica e que o modelo de avaliação padronizada utilizado acaba ocultando a raiz dos problemas educacionais no país. 

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Biografia do Autor

Raimundo Sergio de Farias Junior, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutor em Educação (UFPA). Professor Adjunto IV do Departamento de Educação Geral (UEPA). Belém, Pará, Brasil.  E-mail: jrbarcafarias@yahoo.com.br

Leonardo Gonçalves de Alvarenga, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutor em Ciência da Religião (PUC-SP/EHESS, Paris). Professor Assistente do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais (UEPA). Belém, Pará, Brasil.  E-mail: leonardo.gd.alvarenga@uepa.br

Aldeniza de Oliveira Ximenes, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutora em Educação (UEPA). Professora Adjunta do Departamento de Educação Geral (UEPA). Belém, Pará, Brasil. E-mail: aldenizaximenes@uepa.br

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Publicado
2025-12-12
Como Citar
Junior, R. S. de F., Alvarenga, L. G. de, & Ximenes, A. de O. (2025). IDEB: primeiro como tragédia e depois como farsa. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(33), 284-305. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i33.23898
Seção
Artigos de fluxo contínuo

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