IDEB: primeiro como tragédia e depois como farsa
Resumo
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) tem se consolidado como política de avaliação da educação brasileira. Trata-se de uma avaliação padronizada realizada em larga escala e aplicada em todo território nacional. Considerando essas questões, apresentamos os objetivos desse artigo: a) analisar em que medida o Ideb contribui para a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental; b) verificar como estudantes do ensino médio demonstram a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos inerentes ao seu contexto social. Assim, tendo em vista o alcance dos objetivos propostos, realizamos uma pesquisa empírica, mediante o emprego de uma autoavaliação, junto a 10 alunos concluintes do ensino médio na escola que obteve a melhor avaliação Ideb 2023 no estado do Pará. Os resultados indicam que o Índice não é um indicador que revela a realidade da qualidade da Educação Básica e que o modelo de avaliação padronizada utilizado acaba ocultando a raiz dos problemas educacionais no país.
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