Percepções de professores da educação infantil sobre o brincar com base em entrevistas recorrentes

Resumo

Por meio de interações verbais, é possível que o pesquisador tenha acesso às crenças, percepções, concepções, expectativas do sujeito em relação a um determinado assunto. Uma estratégia metodológica de se ter acesso às informações pode ser por meio da entrevista recorrente. Nesse procedimento, a transcrição da entrevista é apresentada ao entrevistado, o qual tem a oportunidade de explicar, modificar e aprofundar os assuntos abordados em entrevistas anteriores. A partir disso, o objetivo da pesquisa apresentada é analisar as percepções de professores da Educação Infantil sobre o brincar, tendo a entrevista recorrente como técnica de coleta de dados. Participaram da pesquisa nove professoras de Escolas Municipais de Educação Infantil de uma cidade do interior de São Paulo. Dessa forma, foi elaborado um roteiro de entrevista semiestruturada, com questões abertas que versaram sobre as concepções de professoras da Educação Infantil em relação ao brincar. As duas entrevistas foram transcritas e analisadas com base na análise de conteúdo. O procedimento de entrevista utilizado possibilitou que as participantes pudessem explicar/aprofundar e modificar relatos fornecidos na primeira entrevista. Nesse sentido, de maneira geral, foi possível verificar avanços da primeira para a segunda entrevista. Resultados como estes sugerem que a entrevista recorrente pode ser um procedimento relevante para pesquisas no âmbito da educação.

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Biografia do Autor

Adriana Alonso Pereira, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual Paulista (UNESP), "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Câmpus de Marília/SP Marília, São Paulo, Brasil, E-mail: adriana.hds@gmail.com

Aline de Novaes Conceição, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora  e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, FFC, Câmpus de Marília/SP. Professora efetiva na UNESP e professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação- Educação Social (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus do Pantanal (CPAN) e professora permanente no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei), oferecido pela UNESP, com concentração no Câmpus de Presidente Prudente/SP.  Marília, São Paulo, Brasil, E-mail: aline.novaes@unesp.br

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Publicado
2025-12-12
Como Citar
Pereira, A. A., & Conceição, A. de N. (2025). Percepções de professores da educação infantil sobre o brincar com base em entrevistas recorrentes . Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(33), 205-220. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i33.23989
Seção
Artigos de fluxo contínuo