As práticas de alfabetização e letramento matemático e os REDs na inclusão nos anos iniciais do ensino fundamental

Resumo

O presente trabalho apresenta práticas oriundas de uma experiência pedagógica com o uso de Recursos Educacionais Digitais (REDs) na alfabetização e letramento matemático em duas turmas de 2º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do Noroeste do Paraná, com estudantes com Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual. O estudo realizado entre 2023 e 2025, busca responder às seguintes questões: Quais encaminhamentos metodológicos com REDs têm sido propostos no planejamento docente que ministra o componente curricular de matemática do segundo ano, considerando a acessibilidade curricular? Em que momentos da rotina de alfabetização matemática os REDs são aplicados como potencializadores das experiências em matemática? Quais aproximações e distanciamentos existem entre os encaminhamentos planejados e as práticas realizadas em sala? Os resultados iniciais desvelam que os REDs favorecem o desenvolvimento do pensamento matemático com práticas lúdicas e acessíveis que integram tecnologia e intencionalidade pedagógica, mas destacam a importância da mediação docente e a necessidade de um planejamento que evite o uso excessivo de plataformas digitais. 

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Biografia do Autor

Elisangela Alves dos Reis, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Educação, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil.  E-mail: elisangelareis@prof.unipar.br.

Rozangela Barbosa Cardoso, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestranda em Educação Inclusiva-PROFEI, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.  E-mail: rozangela.cardoso@edu.umuarama.pr.gov.br.

Fernanda Horwat Medeiros, Universidade Paranaense (UNIPAR)

Acadêmica do Curso de Pedagogia, Universidade Paranaense, Umuarama, Paraná, Brasil.  E-mail: fernanda70405@edu.unipar.br

Maria Clara de Oliveira, Universidade Paranaense (UNIPAR)

Acadêmica do Curso de Pedagogia, Universidade Paranaense, Umuarama, Paraná, Brasil. E-mail: maria90499206@edu.unipar.br

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Publicado
2025-12-12
Como Citar
Reis, E. A. dos, Cardoso, R. B., Medeiros, F. H., & Oliveira, M. C. de. (2025). As práticas de alfabetização e letramento matemático e os REDs na inclusão nos anos iniciais do ensino fundamental. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(33), 82-94. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i33.24375
Seção
Artigos de fluxo contínuo