As práticas de alfabetização e letramento matemático e os REDs na inclusão nos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
O presente trabalho apresenta práticas oriundas de uma experiência pedagógica com o uso de Recursos Educacionais Digitais (REDs) na alfabetização e letramento matemático em duas turmas de 2º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do Noroeste do Paraná, com estudantes com Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual. O estudo realizado entre 2023 e 2025, busca responder às seguintes questões: Quais encaminhamentos metodológicos com REDs têm sido propostos no planejamento docente que ministra o componente curricular de matemática do segundo ano, considerando a acessibilidade curricular? Em que momentos da rotina de alfabetização matemática os REDs são aplicados como potencializadores das experiências em matemática? Quais aproximações e distanciamentos existem entre os encaminhamentos planejados e as práticas realizadas em sala? Os resultados iniciais desvelam que os REDs favorecem o desenvolvimento do pensamento matemático com práticas lúdicas e acessíveis que integram tecnologia e intencionalidade pedagógica, mas destacam a importância da mediação docente e a necessidade de um planejamento que evite o uso excessivo de plataformas digitais.
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