Política de Educação Especial em Manaus e o Projeto Político-Pedagógico das escolas

Samuel Vinente, Márcia Duarte Galvani

Resumo


A concepção dos projetos pedagógicos apresenta aspectos políticos de representatividade e participação. O presente estudo teve como objetivo analisar a proposta da inclusão escolar contida nos projetos político-pedagógicos das escolas da rede pública municipal de ensino de Manaus. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, no qual participaram quatro professores e uma representante da Gerência de Educação Especial. Foram aplicados roteiros semiestruturados de entrevistas e analisados documentos referentes à política municipal publicados entre 2000 e 2016. Os resultados apontam a necessidade da participação coletiva dos profissionais da educação na construção dos projetos, bem como da inserção de metas e estratégias para o Atendimento Educacional Especializado de estudantes público-alvo da Educação Especial.


Palavras-chave


Educação Especial. Política Educacional. Projeto Político-Pedagógico.

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 ISSN: 2358-1840

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