Formação inicial: a concepção do professor reflexivo

  • Deize Heloiza Silva Degrande Universidade Paulista Julio Mesquita Filho - Presidente Prudente/SP
  • Alberto Albuquerque Gomes
Palavras-chave: Formação Inicial de professores. Racionalidade técnica. Professor crítico - reflexivo.

Resumo

Este artigo aborda reflexões acerca da formacão inicial de professores, desde a racionalidade técnica à racionalidade críto-reflexiva. A partir desse pressuposto, surge-nos a seguinte indagação: Qual a importância de se proporcionar uma formação inicial que seja crítica-reflexiva? Desta forma, nosso objetivo é refletir sobre a formação inicial dos professores (as) para atuação em escolas públicas. Para tal, optamos pela revisão bibliográfica como método de pesquisa, com base em autores que nos guiaram a uma compreensão mais aprofundada sobre a busca de um processo de formação docente voltado para a reflexão e desmistificação da racionalidade técnica que atinge as escolas públicas. No decorrer do estudo analisamos as concepções do papel do professor na educação, que nos guiaram a resultados que mostram as principais influências que a formação inicial tem enfrentado e qual a necessidade de preparar profissionais com conteúdo teórico e prático, aptos para atuarem nas escolas públicas brasileiras.

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Biografia do Autor

Deize Heloiza Silva Degrande, Universidade Paulista Julio Mesquita Filho - Presidente Prudente/SP
Departamento de pós-graduação em Educação
Alberto Albuquerque Gomes
Doutor em Educação (1998) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP.

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Publicado
2019-06-30
Como Citar
Degrande, D. H. S., & Gomes, A. A. (2019). Formação inicial: a concepção do professor reflexivo. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 6(11), 169-183. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7895
Seção
Artigos de fluxo contínuo