A PROFISSÃO DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: EXPECTATIVAS E CONFLITOS DO “SER PROFESSOR”

  • ALBERTO ALBUQUERQUE GOMES UNESP – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia – Campus de Presidente Prudente, Programa de Pós-graduação em Educação.
Palavras-chave: Identidade. Profissão. Docência. Pedagogia.

Resumo

Para compreender o contexto no qual se exerce a docência, considerando as novas demandas que pressionam os professores a redefinirem seus papeis, tarefas e identidades, realizamos uma investigação junto a alunos/as egressos do Curso de Pedagogia de uma universidade pública brasileira que atuam a pelo menos dois anos na Rede Municipal de P. Prudente, SP, Brasil. Procuramos demonstrar como as formas de inserção dos professores no mundo do trabalho podem ser fundamentais no fortalecimento da identidade docente e como a perda da autonomia, as dificuldades de relacionamento entre professores/alunos/pais de alunos podem fragilizar essa identidade.

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Biografia do Autor

ALBERTO ALBUQUERQUE GOMES, UNESP – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia – Campus de Presidente Prudente, Programa de Pós-graduação em Educação.
Professor Assistente Doutor da UNESP – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia – Campus de Presidente Prudente. Departamento de Educação e Programa de Pós-graduação em Educação.

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Publicado
2016-01-04
Como Citar
GOMES, A. A. (2016). A PROFISSÃO DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: EXPECTATIVAS E CONFLITOS DO “SER PROFESSOR”. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 3(5), 161-180. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/943
Seção
Artigos de fluxo contínuo