“Óh, ela é formada em Física”: um estudo sobre educação e gênero na região de Corumbá / MS

  • Giselly Dias Mariano Narimatsu Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul - SED/MS
  • Tiago Duque Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

A escassez de mulheres na Física reporta estudos sobre gênero na ciência à garantia dos direitos humanos, da ética e da justiça social em todas as áreas do conhecimento. Em face dessa escassez na região de Corumbá-MS, objetivou-se analisar as percepções de estudantes do “sexo” feminino de ensino médio público em relação à profissão de Física. Deste modo, via sistema de rede, realizou-se entrevistas semiestruturadas. Para análise qualitativa dos dados obtidos, utilizou-se de análise de prosa. As reflexões com base teórica pós-estruturalistas indicaram que preconceitos nas relações escolares implicam o desinteresse feminino pela Física.

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Biografia do Autor

Giselly Dias Mariano Narimatsu, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul - SED/MS

Licenciada em Física pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UFMT) e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Pantanal (UFMS-CPAN).o

Tiago Duque, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Dourto em Ciências Sociais (UNICAMP), mestre em Sociologia (UFSCAR), professor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FACH) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus Pantanal (CPAN-UFMS).

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Publicado
2020-03-23
Como Citar
Narimatsu, G. D. M., & Duque, T. (2020). “Óh, ela é formada em Física”: um estudo sobre educação e gênero na região de Corumbá / MS. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 7(14), 55-80. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8172