Recursos de acessibilidade para intervenções programadas em dispositivos móveis: soluções para usuários com deficiência visual ou com baixa alfabetização

  • Joab Cavalcante da Silva Universidade de São Paulo
  • César Augusto Lima
  • Bruno Neto de Andrade
  • Maria da Graça Campos Pimentel
Palavras-chave: Smartphones, Limitação visual, Notificação

Resumo

A popularização dos dispositivos móveis tem ocorrido em todas as classes sociais e tem avançado também entre pessoas com necessidades especiais. Os serviços de notificações disponíveis nos sistemas desses aparelhos atuais permitem o uso de intervenções programadas para realização de tarefas do cotidiano. Diversas pesquisas têm reportado benefícios ocasionados pelo uso de intervenções programadas baseadas em dispositivos móveis em diferentes áreas do conhecimento. No entanto, existem vários desafios quanto ao uso acessível de intervenções programadas para dispositivos móveis – destinadas a usuários com deficiência visual e baixa alfabetização. Esta pesquisa apresenta soluções com recursos baseados em áudio para possibilitar acessibilidade a usuários com essas limitações e inclui esses recursos na Plataforma Resolve, um ambiente de criação de rotinas interventivas. Pesquisamos recursos tecnológicos que possibilitasse acessibilidade por áudio a conteúdos elaborados por especialistas no planejamento de intervenções, em seguida testamos em ambiente simulado. Os resultados preliminares indicam que as soluções apresentadas são promissoras para serem usadas em intervenções programadas para usuários com deficiência visual e baixa alfabetização.

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Biografia do Autor

Joab Cavalcante da Silva, Universidade de São Paulo
Joab é Servidor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e doutorando em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP de São Carlos.

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Publicado
2019-12-27
Como Citar
da Silva, J. C., Lima, C. A., Neto de Andrade, B., & Campos Pimentel, M. da G. (2019). Recursos de acessibilidade para intervenções programadas em dispositivos móveis: soluções para usuários com deficiência visual ou com baixa alfabetização. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 6(13), 111-124. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8367
Seção
Artigos de demanda contínua