O processo eleitoral para escolha de diretores escolares: um estudo na região sul de Mato Grosso do Sul

Autores

  • Pamela Caetano Gimenes
  • Maria Das Graças Fernandes de Amorim dos Reis

Palavras-chave:

Gestão democrática, Processo eleitoral, Práticas participativas.

Resumo

O trabalho traz apontamentos sobre o processo eleitoral para escolha dos gestores escolares em duas instituições municipais de ensino da cidade de Naviraí-MS, com o objetivo de investigar o desenvolvimento do processo e participação existente neste tipo de escolha. O estudo foi realizado numa perspectiva qualitativa com pesquisa bibliográfica e de campo a partir de entrevistas semiestruturadas propostas inicialmente, e posteriormente questionários para os sujeitos que assim optaram, sendo eles: o gestor 2 (G2) e professor 2 (Pr2). O roteiro da pesquisa de campo continha cinco perguntas sobre gestão democrática e as eleições. A partir da análise dos dados, constatou-se que apesar dos sujeitos atuarem em diferentes setores nas instituições de ensino, existem semelhanças em diversos aspectos relacionados à gestão da escola. Cabe destacar que as escolas reconhecem que todos os segmentos devem participar assiduamente para que a gestão ocorra de acordo com as normativas legais, de modo a seguir os princípios da gestão democrática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pamela Caetano Gimenes
    Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGedu) na Faculdade de Educação (FAED) com ênfase na linha de Políticas e Gestão da Educação. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus Naviraí/MS (CPNV). Participou como monitora da disciplina de Políticas Educacionais e foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica PIBIC/CAPES no projeto de Gestão Educacional. Atualmente desenvolve estudos e pesquisas no campo das políticas educacionais e gestão da educação.
  • Maria Das Graças Fernandes de Amorim dos Reis
    Possui graduação em Pedagogia (1996), Mestrado em Educação (2000), Doutorado em Educação (2007), cursos realizados na Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora do quadro efetivo da UFMS/CPNV. Apresenta experiências docentes em instituições de ensino superior particulares, coordenação e administração de sistemas educacionais e de unidades escolares públicas da educação básica.Tem atuado nas seguintes áreas: políticas e gestão da educação, educação infantil, metodologia científica e trabalho e educação.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. A Pesquisa no cotidiano escolar. VIII Encontro de Pesquisadores da Região Sul. Porto Alegre, 1987.

BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF, Senado, 1996.

COLARES, A. A; COLARES, M. L. I. S. Do autoritarismo repressivo à construção da democracia participativa: história e gestão educacional. Campinas, SP: ANPAE, 2003.

CURY, C. R. J. O princípio da gestão democrática na educação. In: BRASIL. MEC. Gestão democrática da educação. Boletim 19 de Outubro de 2005. Salto para o futuro. TV escola. p. 14-19.

CURY, C. R. J. Os conselhos de educação e a gestão dos sistemas. In: FERRREIRA, N.S.C. AGUIAR, M. A. S. (Orgs.). Gestão da Educação. São Paulo: Cortez, 2011. p. 43-60.

DIAS. J. A. Gestão da escola. 2012. Disponível em: <http://www.pos.ajes.edu.br/arquivos/referencial_20120918114149.pdf.>. Acesso em: 14 de jun 2018.

GIANCATERINO, R. Supervisão Escolar e Gestão Democrática: um elo para o sucesso escolar. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.

LUDWIG, A. C. W. Métodos de Pesquisa em Educação. Educação em Revista. Marília, v.14, n.2, p.7-32, Jul.-Dez., 2014. Disponível em: <https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/ebook-ii-coloquio.pdf>. Acesso em: 23 maio. 2018

LUDKE, M. ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MELO, M.T.L. Gestão Educacional: os desafios do cotidiano escolar. In: FERRREIRA, N.S.C. AGUIAR, M. A. S. (Orgs.). Gestão da Educação. São Paulo: Cortez, 2011. p. 243-244.

NAVIRAÍ. Prefeitura Municipal de Naviraí. Resolução GEMED?GAB N° 26, de 18 de Maio de 2016. Disponível em: . Acesso em: 23 maio. 2018.

PARO, V. H. Eleição de Diretores: A escola pública experimenta a democracia. Campinas, SP: Papirus,1996, p. 13-45.

PARO, V. H. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 16, p. 763-778, set/out 2010.

PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 1997.

PARO, V. H. Eleição de diretores: a escola pública experimenta a democracia. 2. ed.- São Paulo: Xamã, 2003.

SILVA, F. E. V. et al. Processo Democrático na Escola: a Eleição de Diretores. In: Anais do Congresso de Inovação Pedagógica em Arapiraca. 2015.

SKRSYPCSAK, D; SCHMIDT, C. L. Eleição de diretores: princípio democrático e participativo na gestão escolar. Revista Saberes e Sabores Educacionais, v. 1, n. 3, p. 86-104, 2017.

SCALABRIN, I. S. gestão democrática do ensino de diretores. XI ANPED SUL, 2016. Disponível em: < www.anpedsul2016.ufpr.br/> Acesso em: 20 jun. 2018.

Downloads

Publicado

2019-10-30

Como Citar

GIMENES, Pamela Caetano; FERNANDES DE AMORIM DOS REIS, Maria Das Graças. O processo eleitoral para escolha de diretores escolares: um estudo na região sul de Mato Grosso do Sul. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 185–205, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9095. Acesso em: 2 fev. 2026.