O processo eleitoral para escolha de diretores escolares: um estudo na região sul de Mato Grosso do Sul

  • Pamela Caetano Gimenes
  • Maria Das Graças Fernandes de Amorim dos Reis
Palavras-chave: Gestão democrática, Processo eleitoral, Práticas participativas.

Resumo

O trabalho traz apontamentos sobre o processo eleitoral para escolha dos gestores escolares em duas instituições municipais de ensino da cidade de Naviraí-MS, com o objetivo de investigar o desenvolvimento do processo e participação existente neste tipo de escolha. O estudo foi realizado numa perspectiva qualitativa com pesquisa bibliográfica e de campo a partir de entrevistas semiestruturadas propostas inicialmente, e posteriormente questionários para os sujeitos que assim optaram, sendo eles: o gestor 2 (G2) e professor 2 (Pr2). O roteiro da pesquisa de campo continha cinco perguntas sobre gestão democrática e as eleições. A partir da análise dos dados, constatou-se que apesar dos sujeitos atuarem em diferentes setores nas instituições de ensino, existem semelhanças em diversos aspectos relacionados à gestão da escola. Cabe destacar que as escolas reconhecem que todos os segmentos devem participar assiduamente para que a gestão ocorra de acordo com as normativas legais, de modo a seguir os princípios da gestão democrática.

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Biografia do Autor

Pamela Caetano Gimenes
Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGedu) na Faculdade de Educação (FAED) com ênfase na linha de Políticas e Gestão da Educação. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus Naviraí/MS (CPNV). Participou como monitora da disciplina de Políticas Educacionais e foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica PIBIC/CAPES no projeto de Gestão Educacional. Atualmente desenvolve estudos e pesquisas no campo das políticas educacionais e gestão da educação.
Maria Das Graças Fernandes de Amorim dos Reis
Possui graduação em Pedagogia (1996), Mestrado em Educação (2000), Doutorado em Educação (2007), cursos realizados na Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora do quadro efetivo da UFMS/CPNV. Apresenta experiências docentes em instituições de ensino superior particulares, coordenação e administração de sistemas educacionais e de unidades escolares públicas da educação básica.Tem atuado nas seguintes áreas: políticas e gestão da educação, educação infantil, metodologia científica e trabalho e educação.

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Publicado
2019-10-30
Como Citar
Gimenes, P. C., & Fernandes de Amorim dos Reis, M. D. G. (2019). O processo eleitoral para escolha de diretores escolares: um estudo na região sul de Mato Grosso do Sul. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 6(12), 185-205. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9095