Jogo didático para ensinar ciências com imagens para alunos cegos com auxílio da audiodescrição

  • Eduarda Maria Coltro UFGD
  • Mariana Dezinho UFGD
Palavras-chave: Ensino de ciências, Tecnologia Assistiva, Cegos, Audiodescrição, Jogo.

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado realizada com a intenção de desenvolver uma metodologia de ensino de ciências para alunos cegos e teve o objetivo de potencializar o processo de comunicação e construção do conhecimento.  Dessa forma, construiu-se um jogo denominado de BOCA-GAME (BOCA= Biblioteca de Objetos Comunitários em Audiodescrição; GAME= jogo), feito com material de fácil acesso e baixo custo. A tecnologia apresenta escrita braille em todas as partes do jogo a fim de promover a acessibilidade. Há também disponível para os jogadores os áudios de audiodescrições (AD) feitas dos objetos do jogo armazenados em um notebook, no formato MP3. Foram realizados três pré-testes de validação com voluntários e, diante disso, percebeu-se a necessidade de difundir esse recurso, afinal, descobriu-se que todos os participantes não conheciam o recurso de audiodescrição, o que dificultou o desenvolvimento das partidas, apesar de os mesmos terem compreendido sua dinâmica. Dessa forma, para que os educadores tenham condições de ensinar ciências com imagens para alunos cegos com o auxílio desse recurso, torna-se necessário difundí-lo nas escolas, espaço difusor do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FIORINI, Maria Luiza Salzani; MANZINI, Eduardo José. Formação continuada para professores de Educação Física: a Tecnologia Assistiva favorecendo a inclusão escolar. Práxis Educativa, v. 12, n. 2, p. 334-355, 2017.

HECK, Claudia Maiara; HERMEL, Erica do Espírito Santo. Análise imagética das células em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Revista da SBENBio, n. 7, p. 1401-1409, 2014.

MANTOAN, Maria Tereza Égler. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MEGID NETO Jorge.; FRANCALANZA, Hilário. Livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.

MOTTA, Lívia Maria Villela de Melo; ROMEU FILHO, Paulo. (Orgs.). Audiodescrição: transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, 2010.

NICOLA, Jessica Anese.; PANIZ, Catiane Mazocco. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de ciências e biologia. InFor, Inovação e Formação, Revista NeaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 355-381, 2016.

TOMIO, Daniela, et al. As imagens no ensino de ciências: o que dizem os estudantes sobre elas? Caderno pedagógico, Lajeado, v. 10, n. 1, p. 25-40, 2013.

Publicado
2019-10-30
Como Citar
Coltro, E. M., & Dezinho, M. (2019). Jogo didático para ensinar ciências com imagens para alunos cegos com auxílio da audiodescrição. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 6(12), 71-98. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9100