Tempo histórico, presentismo e escola: desafios para o ensino de história na contemporaneidade
Resumo
O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o tempo histórico como construção cultural a ser apreendido em sua própria historicidade. Como conceito, o tempo histórico também deve ser analisado como parte do cotidiano em sala de aula e seu ensino muitas vezes representa um desafio aos docentes. Frente aos usos da História feitos pela sociedade contemporânea de forma dissociada, em alguns momentos, das perspectivas adotadas pela pesquisa historiográfica, passado, presente e futuro se mesclam tendendo-se à valorização do presente em detrimento aos demais. A escola, inserida nesse contexto social, vê-se em meio a experiências diversas trazidas por seus alunos que as adquirem em suas relações individuais e coletivas e através dos meios de comunicação. Nesse viés, apresentam-se desafios à docência quanto à formação global dos alunos e a construção de novas práticas sociais que respondam às demandas identitárias e também aos caminhos que os documentos curriculares passaram a balizar nas últimas décadas.
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Referências
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