Direitos humanos, violências e políticas educacionais: a contribuição do movimento Byod na formação inicial de professores de Ciências Biológicas

  • Anderleia Sotoriva Damke Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Eduarda Maria Schneider Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcos Cesar Danhoni Neves Professor dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia (PPGECT-UTFPR) e de Educação para a Ciência e a Matemática (PCM)-UEM
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia (PPGECT-UTFPR)
Palavras-chave: Direitos humanos. Violências. Formação Inicial. Políticas Educacionais. Movimento BYOD.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a compreensão de licenciandos em Ciências Biológicas sobre direitos humanos, bem como refletir sobre a importância de trabalhar este tema na formação inicial, por meio da contribuição do movimento BYOD, que implica em trabalhar com seu próprio dispositivo móvel. Nesse contexto destaca-se a invisibilidade das discussões em direitos humanos na formação dos licenciandos para o enfrentamento das violências no âmbito escolar e social. As análises seguiram a pesquisa qualitativa e, como metodologia utilizou-se a atividade da análise dos dizeres dos licenciandos sobre a compreensão de direitos humanos, a partir da pesquisa com o movimento BYOD. Além do aporte teórico dos referenciais que orientam as ações dos professores como as Diretrizes Curriculares Nacionais e os documentos referentes aos direitos humanos. A utilização do movimento BYOD oportunizou a compreensão e discussão do tema de forma mais efetiva no atual cenário histórico e político que se vivencia. Considera-se que essa abordagem na formação inicial de professores é realizada de forma superficial, o que contribui com o despreparo na sua compreensão conceitual e ainda na intolerância e no enfrentamento das violências. Reitera-se a necessidade da visibilidade dessas discussões na formação inicial de professores, que possibilite práticas protagonistas dos licenciandos em relação à formação política considerada como exercício da cidadania.

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Biografia do Autor

Anderleia Sotoriva Damke, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Departamento Ensino/Ciências Biólogicas
Eduarda Maria Schneider, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Departamento Ensino/Ciências Biólogicas
Marcos Cesar Danhoni Neves, Professor dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia (PPGECT-UTFPR) e de Educação para a Ciência e a Matemática (PCM)-UEM

Centro de Ciências Exatas/Departamento de Ensino

Sani de Carvalho Rutz da Silva, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia (PPGECT-UTFPR)
Cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecânica da UTFPR/ Departamento de Ensino

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Publicado
2019-10-30
Como Citar
Damke, A. S., Schneider, E. M., Danhoni Neves, M. C., & Rutz da Silva, S. de C. (2019). Direitos humanos, violências e políticas educacionais: a contribuição do movimento Byod na formação inicial de professores de Ciências Biológicas. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 6(12), 206-222. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9139