Saberes e diálogos no desenvolvimento profissional de professores segundo práticas crítico-reflexivas

Resumo

É um desafio escrever sobre formação de professores, por conta das diversas correntes de pesquisadores, cada qual defendendo seu espaço político e ideológico; pela amplitude e diversidade de temas presentes neste universo e pelo fato de muitos já terem escrito a esse respeito em muitos trabalhos de reflexão e de pesquisa. Mas é preciso avançar. Daí o propósito deste artigo: abordar questões no universo da formação de professores, em uma perspectiva crítico-reflexiva. Quanto aos conhecimentos necessários ao professor para exercer a docência, valemo-nos de Shulman (1986, 1987) e Ball, Thames & Phelps (2008); desenvolvimento profissional de professores: Ponte (1995); prática de professores reflexivos, Dewey (1976), Schön (1983, 1987), Zeichner (1993, 2003, 2008); prática educativa crítica: Freire (1996, 2013), Giroux (1997).

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Biografia do Autor

Paulo Jorge Magalhães Teixeira, Instituto de Matemática e Estatística da UFF - Universidade Federal Fluminense, Departamento de Análise.

Doutor em Educação Matemática, Mestre em Álgebra, área de pesquisa: Formação de Porfessores. Ensino e Aprendizagem de Combinatória, Probabilidade e Estatística. GAN - Departamento de Análise, IME - Instituto de Matemática e Estatística, UFF - Universidade Federal Fluminense.

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Publicado
2020-11-24
Como Citar
Magalhães Teixeira, P. J. (2020). Saberes e diálogos no desenvolvimento profissional de professores segundo práticas crítico-reflexivas. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 7(15), 102-115. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9608
Seção
Artigos de demanda contínua