Desenvolvimento profissional docente em um grupo colaborativo

Resumo

É um desafio escrever sobre formação de professores pela diversidade de correntes de pesquisadores - cada qual defendendo seu espaço político e ideológico-, e pela amplitude de temas que se conectam entre si. Mas, é preciso avançar e levantar novas questões de estudo - como é o propósito deste artigo ao abordar questões no universo da formação continuada de professores, em uma perspectiva crítico-reflexiva em um grupo colaborativo, indicado como espaço propício ao desenvolvimento de uma formação continuada. Traz-se à tona as dificuldades, preocupações e concepções de duas professoras recém formadas no exercício de pouco mais de um mês de docência. Trata-se de um estudo qualitativo, no seio de uma pesquisa-ação estratégica, com o lócus dos relatos feitos em um grupo colaborativo já consolidado. A coleta de dados objeto deste recorte foi feita por meio de perguntas dos membros do grupo colaborativo às duas professoras durante o encontro no qual elas se apresentaram, e feitas as primeiras colocações.  O estudo mostrou a necessidade de haver participação de professores – principalmente os recém ingressos no magistério – em grupos colaborativos, uma vez que nestes grupos encontram-se ambientes propícios ao desenvolvimento profissional. Nestes grupos as angústias e ansiedades – próprias do início da docência – encontram espaço para serem colocadas, ouvidas e refletidas em conjunto com professores mais experientes, fomentando trocas de saberes, conhecimentos e experiências formativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Jorge Magalhães Teixeira, Instituto de Matemática e Estatística da UFF - Universidade Federal Fluminense, Departamento de Análise.

Doutor em Educação Matemática, Mestre em Álgebra, área de pesquisa: Formação de Porfessores. Ensino e Aprendizagem de Combinatória, Probabilidade e Estatística. GAN - Departamento de Análise, IME - Instituto de Matemática e Estatística, UFF - Universidade Federal Fluminense.

Referências

BEACH, Richard; PEARSON, Donna. Changes in preservice teachers’ perceptions of conflicts and tensions. Teaching & Teacher Education, v. 14, n.3, p.337-351. 1998. Disponível em: https://www.academia.edu/923655/Changes_in_preservice_teachers_perceptions_of_conflicts_and_tensions. Acesso em: 19 nov. 2020.

BHABHA, Homi K. “The Third Space”. In: RUTHERFORD, Jonathan. Ders. Identity: Community, Culture, Difference. London: Lawewnce and Wishart, 1990, p. 207-221.

CIRÍACO, Klinger Teodoro; MORELATTI, Maria Raquel Miotto; PONTE, João Pedro da. Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam Matemática no interior do Estado do Mato Grosso do Sul. Perspectivas em diálogo: Revista de Educação e Sociedade, Naviraí MS, v.7, n. 12 (especial), p.51-70. 2019.

Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9104. Acesso em: 19 nov. 2020.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da Pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, São Paulo SP, v. 31, n. 3. set/dez. p.483-502. 2005.

Disponível em: https://www.scieo.br/pdf/ep/v31/n3/a11v31n3.pdf. Acesso em: 19 dez. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 2013.

HARGREAVES, Andy. Os professores em tempos de mudança: o trabalho e a cultura dos professores na Idade Pós-Moderna. Lisboa: Editora Mc Graw-Hill.1998.

MELO NETO, João Cabral de. Tecendo a manhã. In: A educação pela pedra. 1966. Disponível em: https://www.jornaldepoesia.jor.br/joao02.html. Acesso em: 18 jun. 2020.

ZEICHNER, Ken M. University-Based Teacher Education: Rethinking the Connections Between Campus Courses and Field Experiences in College-and University – Based Teacher Education. Journal of Teacher Education, v. 61, p. 89-99. 2010.

Disponível em: https://ccte.org/wp-content/pdfs-conferences/ccte-conf-2012-fall-zeichner-rethinking-connections.pdf . Acesso em: 21 nov. 2020.

Publicado
2021-01-05
Como Citar
Magalhães Teixeira, P. J. (2021). Desenvolvimento profissional docente em um grupo colaborativo. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(16), 25-40. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i16.10651
Seção
Artigos de fluxo contínuo