Contribuições da gestão do conhecimento para a formação do leitor crítico

  • Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia 1 Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI, Centro Universitário de Maringá – UNICESUMAR, Av. Guedner, 1610, 87.020-900, Maringá, Paraná, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5273-6373
  • Euda Marcia Dias Paiva Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações, Centro Universitário de Maringá – UNICESUMAR
  • Tânia Regina Corredato Periotto Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI, Centro Universitário de Maringá – UNICESUMAR

Resumo

Ao se pensar em um leitor proficiente remete-se a indivíduos que processam não somente o que é dado no texto, sobretudo em suas entrelinhas. Assim, adquire-se a proficiência a partir do acionamento dos conhecimentos prévios que se referem ao contexto em questão, deduções, suposições e antecipações do que o texto abordará. Ocorre que em muitas realidades escolares este processo não acontece de modo efetivo, o que não contribui para a integral formação do leitor proficiente. Assim, este estudo objetiva analisar como a Gestão do Conhecimento pode contribuir para que um leitor primário se torne um leitor proficiente ao final do ensino fundamental. Para tanto realizou-se uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivos exploratórios, de abordagens quali-quantitativa, por estudo caso único. Os resultados apontaram que o maior problema da dificuldade dos alunos no desenvolvimento da leitura e escrita é a falta de pré-requisitos. Esta constatação foi confirmada pelo estudo de caso, com aplicação de entrevistas nos professores de língua portuguesa na unidade escolar, em que foi possível saber ao certo, como isso se dá na prática. Deste modo, como sugestão foi recomendado o emprego da Plataforma Devolutivas Pedagógicas como um recurso de GC que apresenta as questões da Prova Brasil seguidas de explicações pedagógicas, o que possibilita aos professores avaliarem quais habilidades e competências devem ser cultivadas no processo de aprendizado dos alunos, neste caso, aquelas que permitem a melhor formação do leitor proficiente.  

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Publicado
2020-11-24
Como Citar
Urpia, A. G. B. da C., Dias Paiva, E. M., & Corredato Periotto , T. R. (2020). Contribuições da gestão do conhecimento para a formação do leitor crítico. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 7(15), 185-199. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9753
Seção
Artigos de demanda contínua

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