Tecnologias digitais e multiletramentos na formação inicial de docentes de Língua Portuguesa na UFBA
Abstract
Este artigo apresenta uma discussão acerca da formação inicial de docentes de Língua Portuguesa na Universidade Federal da Bahia – UFBA, com o objetivo de demonstrar se/como os Cursos de Licenciatura em Letras Vernáculas da referida instituição preparam os licenciandos para o trabalho com as tecnologias digitais e os multiletramentos na educação básica. O referencial teórico do trabalho concilia os estudos/análises de Cope e Kalantzis (2000; 2009), Gatti (2010), Lévy (2010), Lima e Loureiro (2016), NLG (1996), Rojo (2012) e outros para tratar de multiletramentos, tecnologias digitais e formação docente. Quanto à metodologia do trabalho, apresenta cunho explicativo, com método de abordagem qualitativo, e tem como principais procedimentos a análise do Projeto Pedagógico dos Cursos – PPC e a aplicação de questionários com graduandos. Por meio da análise realizada, conclui-se que, de modo geral, a estrutura curricular das Licenciaturas em Letras Vernáculas contempla aspectos dos multiletramentos, mas as tecnologias digitais quase não são mencionadas nos programas das disciplinas e há poucos componentes voltados para essa temática nos cursos. Além disso, os licenciandos investigados relataram que, na maioria das aulas, há a aplicação dos conteúdos sem que haja um mecanismo de preparação metodológica do futuro profissional para o uso das tecnologias digitais e os multiletramentos na educação básica, algo essencial na formação do docente na contemporaneidade. Tal aspecto reitera a urgente necessidade de mudanças no processo formativo.
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References
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