Interseccionalidade saúde-educação: caminhos para a promoção da saúde na educação infantil
Abstract
O presente artigo explora a intersecção entre saúde e educação na infância, propondo contribuições teórico-metodológicas e reflexões acerca dos desafios contemporâneos enfrentados pelas políticas públicas na América Latina, com especial foco nos problemas relacionados ao predomínio da perspectiva biomédica e à centralidade da saúde, conforme indicado por estudos avaliativos anteriores. A investigação foi embasada em referenciais teóricos da antroposofia aplicada à saúde e à educação, da hermenêutica e da análise institucional, articulados na experiência de um projeto de extensão universitária realizado em escola infantil localizada no interior do estado de São Paulo, Brasil. A sustentação teórico-metodológica visou traçar novas perspectivas para a investigação da interseccionalidade saúde-educação, com ênfase especial no conceito de salutogênese e no potencial de uma educação sanadora. Além disso, buscou sugerir caminhos para a criação de dispositivos organizacionais que possibilitem o acompanhamento multiprofissional longitudinal e individualizado do desenvolvimento infantil no contexto escolar. O artigo procurou evidenciar a relevância da integração entre ensino, serviço e comunidade, assim como a cooperação técnica entre universidades e escolas para o fortalecimento do campo e para a melhoria das políticas públicas na interface entre saúde e educação infantil.
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