As práticas pedagógicas em período pós-pandêmico na perspectiva de professoras alfabetizadoras

Abstract

Na presente pesquisa discutimos o processo de alfabetização e do letramento após a pandemia de Covid-19. Objetivamos de forma geral investigar e analisar como ocorreu o processo de alfabetização e letramento em duas turmas de 1º ano do ensino fundamental, no período de pós-pandemia, em uma escola pública de Naviraí-MS. A abordagem de pesquisa foi qualitativa do tipo descritiva e os instrumentos metodológicos utilizados a fim de coletar os dados foram: entrevistas semiestruturadas com duas professoras do 1º ano do ensino fundamental e observações participantes nas duas turmas pesquisadas. A partir da pesquisa identificamos que os métodos de alfabetização que as professoras utilizavam foram o fônico e o alfabético. Além disso, evidenciamos que as práticas de leitura e escrita privilegiaram os aspectos voltados à especificidade da alfabetização, enquanto as práticas que envolvem o processo de letramento foram insuficientes para que as crianças fossem alfabetizadas e letradas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Roseli, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

É licenciada em Pedagogia (1993), Pós-Graduada em Educação Infantil (2003), Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009) e Doutora em Educação pela UEM- Universidade Estadual de Maringá (2018). Estuda principalmente os seguintes temas: História das práticas de leitura; Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade (educação básica); Bibliotecas escolares (Leitura e Leitores); Letramento em meios populares; Literatura e infância. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus de Naviraí-MS e Coordenadora da Linha de pesquisa 'Leitura, escrita e literatura' do Grupo GEPPETE.

References

ANJOS, Cleriston Izidro dos; FRANCISCO, Deise Juliana. Educação Infantil e tecnologias digitais: reflexões em tempos de pandemia. Revista Zero a seis, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/79007/45378. Acesso em: 25 set. 2022.

DOMINGOS, Antônia Aline de Sousa; et. al. Desafios da alfabetização e letramento no pós-pandemia. 2023. Disponível em: https://uniateneu.edu.br/wp-content/uploads/2023/04/TCC-30.pdf. Acesso em: 19 jul. 2023.

DUARTE, Rodrigo Gonçalves; DUARTE, Leonardo Felipe Gonçalves; SILVA, Dirceu Santos. Políticas educacionais no retorno das atividades presenciais na pandemia: o caso do Programa de Recomposição de Aprendizagens. Conjecturas, v. 22, n. 12, p. 108-128, 2022. Disponível em: https://www.conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/1538/1114. Acesso em: 31 out. 2023.

GALVÃO, Andréa; LEAL, Telma Ferraz. Há lugar ainda para métodos de alfabetização? Conversa com professores(as). In: MORAIS, Artur Gomes; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz. (orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 11-28.

LEAL, Telma Ferraz. Fazendo acontecer: o ensino da escrita alfabética na escola. In: MORAIS, Artur Gomes; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz. (orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 89-110.

MAINARDES, Jefferson. Alfabetização em tempos de pandemia. 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Jefferson-Mainardes/publication/354173008_Alfabetizacao_em_tempos_de_pandemia/links/612975e538818c2eaf649e09/Alfabetizacao-em-tempos-de-pandemia.pdf. Acesso em: 20 jul. 2023.

PELINSON, Júlia. Qual é o seu método? Jornal Letra A. Belo Horizonte, mar./abr. 2013, p. 8-10. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/files/uploads/JLA/2013_JLA33.pdf. Acesso em: 02 ago. 2023.

SEBRA, Alessandra Gotuzo; DIAS, Natália Martins. Métodos de alfabetização: delimitação de procedimentos e considerações para uma prática eficaz. Revista Psicopedagogia, v. 28, n. 87, p. 306-320, 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v28n87/11.pdf. Acesso em: 02 ago. 2023.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. (org.). Alfabetização no Brasil: questões e provocações da atualidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2007, p. 1-5.

SILVA, Sileusa Soares da. A importância da alfabetização e letramento na educação básica. Revista Primeira Evolução, v. 1, n. 16, p. 99-103, 2021. Disponível em: http://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/65/67. Acesso em: 27 set. 2022.

SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão. (org.). Letramento no Brasil: Reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Global, 2003, p. 89-113.

SOARES, Magda. Canal Futura. Métodos de alfabetização. Entrevista com Magda Soares. Canal Futura. Youtube, 18 jul. 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mAOXxBRaMSY. Acesso em: 02 ago. 2023.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. Ed., 8ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016, p. 13-25

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020, 9-39.

SOARES, Magda. CPNV UFMS. Mesa redonda “As dívidas que assumimos com a alfabetização na volta ao ensino presencial”. In: XIV Jornada Nacional de Educação de Naviraí: a pandemia e as perspectivas para a educação básica no Brasil. Youtube, 23 maio 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PEgA5sGFbJ4. Acesso em: 23 out. 2022.

Published
2024-12-19
How to Cite
Silva, J. V. da, & Roseli. (2024). As práticas pedagógicas em período pós-pandêmico na perspectiva de professoras alfabetizadoras. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(29), 101-114. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i29.21836
Section
Continuous publication articles