Mulheres e qualificação profissional: a EaD como caminho para graduação no IFAM

Resumen

Esta pesquisa analisa a presença feminina nos cursos de graduação a distância (EaD) do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), destacando a qualificação profissional adquirida por meio da conclusão de cursos superiores e a busca das mulheres por melhores condições de vida nos interiores do estado do Amazonas. Com o intuito de abordar essa discussão, a pesquisa propõe a seguinte problemática: Em que medida os cursos de graduação do IFAM, oferecidos na modalidade a distância, impactam nos percursos acadêmicos das mulheres aprovadas nesse modelo de ensino. A abordagem utilizada foi quanti-qualitativa, incorporando pesquisa bibliográfica e documental. Na etapa qualitativa, a análise concentrou-se em cursos como Pedagogia, História e Física. Na abordagem quantitativa, foram analisados dados de dois editais do IFAM/UAB que ofertam graduações a distância, abrangendo diferentes regiões do estado do Amazonas, bem como os municípios de Mucajaí e Boa Vista no estado de Roraima. Os resultados indicam que as mulheres são a maioria entre os aprovados em Pedagogia e História, enquanto na Física ainda são uma minoria, principalmente devido à predominância masculina nesse setor. Mediante essa análise, a modalidade a distância é crucial para atrair mais mulheres para cursos de graduação, mas desafios históricos e sociais ainda as forçam a desistir devido a razões pessoais, como questões financeiras, familiares e maternidade.

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Biografía del autor/a

Lorena Muniz Soares, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Sociedade e Cultura da Amazônica (PPGSCA/UFAM)

Viviane Lima Martins, Instituto Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professora EBTT no IFC campus São Francisco do Sul

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Publicado
2024-06-28
Cómo citar
Soares, L. M., & Lima Martins, V. (2024). Mulheres e qualificação profissional: a EaD como caminho para graduação no IFAM . Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(27), 53-68. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i27.20122