Quando o trabalho adoece: o produtivismo acadêmico e o adoecimento docente na educação superior

Resumen

O presente artigo se propõe a investigar o produtivismo acadêmico e o adoecimento docente a partir do problema: que relações podem ser estabelecidas entre a intensificação do trabalho docente no ensino superior e o processo de adoecimento de professores que atuam em cursos de Pós-Graduação? Assim, apresento seu objetivo geral: a) Analisar as relações que se estabelecem entre a intensificação do trabalho na educação superior e o processo de adoecimento dos docentes. Trata-se de um estudo bibliográfico, complementado por uma pesquisa empírica, que foi realizada em duas universidades: UEPA e UNAMA, especificamente junto a professores doutores que atuam em programas de pós-graduação. O instrumento de coleta de dados foi o emprego de entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que os docentes partícipes do estudo empírico encontram-se submergidos na cultura do desempenho e com isso adoecendo física e mentalmente cada vez mais.

 

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Publicado
2024-12-19
Cómo citar
Júnior, R. S. de F., Pereira, A. J. F., Silva, A. C. D., & Viegas, M. P. (2024). Quando o trabalho adoece: o produtivismo acadêmico e o adoecimento docente na educação superior. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(29), 27-47. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i29.21727
Sección
Artigos de fluxo contínuo