Fatores influenciadores na implementação do currículo local em Moçambique: um estudo realizado nas escolas da ZIP1 de Marrupa

Resumen

A pesquisa foi conduzida num contexto de profundas transformações políticas, sociais, económicas e culturais, destacando a dificuldade da educação moçambicana em implementar o currículo local nas escolas. A questão central do estudo foi compreender como os factores influenciadores contribuem para a implementação do currículo local. O objectivo geral foi identificar os factores que impactam esse processo, sendo desdobrado em quatro objectivos específicos: (i) Investigar as percepções sobre a relevância do currículo local; (ii) Identificar as estratégias adoptadas pelas escolas para superar os desafios de sua implementação; (iii) Avaliar o envolvimento da comunidade nesse processo; (iv) Analisar os obstáculos enfrentados pelos professores. A pesquisa adoptou o paradigma interpretativo, com abordagem qualitativa. Os dados foram recolhidos por meio de observação, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os resultados revelaram que, nas escolas da ZIP1 de Marrupa, apesar de sua previsão legal, o currículo local não está sendo efectivamente implementado. Os principais entraves identificados foram: ausência de seminários para capacitação de professores em metodologias e práticas específicas do CL; lacunas na definição de tarefas e responsabilidades dos factores influenciadores; falta de iniciativa e abertura por parte dos gestores escolares; ausência de divulgação do CL; e, uma cultura de pesquisa insuficiente entre os professores. Além disso, o currículo local em Moçambique é percebido mais como uma agenda política associada ao poder económico do que como um instrumento estruturante e organizacional. Como consequência, observa-se uma dificuldade em explorar as margens de autonomia no desenvolvimento curricular desse subsistema de ensino.

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Publicado
2025-06-25
Cómo citar
Alfredo, A., & F. Gonçalves, B. (2025). Fatores influenciadores na implementação do currículo local em Moçambique: um estudo realizado nas escolas da ZIP1 de Marrupa. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(31), 516-534. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i31.22642