Fatores influenciadores na implementação do currículo local em Moçambique: um estudo realizado nas escolas da ZIP1 de Marrupa
Resumen
A pesquisa foi conduzida num contexto de profundas transformações políticas, sociais, económicas e culturais, destacando a dificuldade da educação moçambicana em implementar o currículo local nas escolas. A questão central do estudo foi compreender como os factores influenciadores contribuem para a implementação do currículo local. O objectivo geral foi identificar os factores que impactam esse processo, sendo desdobrado em quatro objectivos específicos: (i) Investigar as percepções sobre a relevância do currículo local; (ii) Identificar as estratégias adoptadas pelas escolas para superar os desafios de sua implementação; (iii) Avaliar o envolvimento da comunidade nesse processo; (iv) Analisar os obstáculos enfrentados pelos professores. A pesquisa adoptou o paradigma interpretativo, com abordagem qualitativa. Os dados foram recolhidos por meio de observação, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os resultados revelaram que, nas escolas da ZIP1 de Marrupa, apesar de sua previsão legal, o currículo local não está sendo efectivamente implementado. Os principais entraves identificados foram: ausência de seminários para capacitação de professores em metodologias e práticas específicas do CL; lacunas na definição de tarefas e responsabilidades dos factores influenciadores; falta de iniciativa e abertura por parte dos gestores escolares; ausência de divulgação do CL; e, uma cultura de pesquisa insuficiente entre os professores. Além disso, o currículo local em Moçambique é percebido mais como uma agenda política associada ao poder económico do que como um instrumento estruturante e organizacional. Como consequência, observa-se uma dificuldade em explorar as margens de autonomia no desenvolvimento curricular desse subsistema de ensino.
Descargas
Citas
AFONSO, Natércio Augusto Garção. Investigação naturalista em educação: um guia prático e crítico. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão, 2014.
AMADO, João. Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2010.
BASÍLIO, Guilherme. Os saberes locais e o novo currículo do ensino básico. 2006. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9925. Acesso em: 20 dez. 2024.
BASÍLIO, Guilherme. Os saberes locais e o novo currículo do ensino básico em Moçambique. 1. ed. Maputo: Texto Editores, 2013.
CASTIANO, José P. O currículo local como espaço social de coexistência de discursos: estudo de caso nos distritos de Báruè, de Sussundenga e da cidade de Chimoio – Moçambique. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 1–33, 2005.
GASPAR, Maria Ivone; ROLDÃO, Maria do Céu. Elementos do desenvolvimento curricular. Lisboa: Universidade Aberta, 2007.
IBRAIMO, Mahomed Nazir; CABRAL, Ilídia. Currículo local: entre a retórica do prescrito e a realidade concreta. In: MACHADO, Joaquim; PALMEIRÃO, Cristina; CABRAL, Ilídia; BAPTISTA, Isabel; AZEVEDO, Joaquim; ALVES, José Matias; ROLDÃO, Maria do Céu (org.). Atas do I Seminário Internacional: Educação, Território e Desenvolvimento Humano. Porto: Universidade Católica Portuguesa, 2015. v. 2, p. 1022–1034.
LARA, Maria de Lourdes; MOLINA, Roseli Aparecida. Metodologia científica: fundamentos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2011.
LUCE, Andréa; MEDEIROS, Ana Sílvia. Currículo formal: vivência e experiência no cotidiano escolar. [S. l.]: [s. n.], 2006.
LÜCK, Heloísa (Org.). A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2010.
MATE, Júlio. Participação comunitária e desenvolvimento local. Maputo: Editora Universitária, 2013.
MOÇAMBIQUE. Ministério da Educação. Currículo Local: Estratégias de Implementação no Ensino Básico. Maputo: INDE, 2006.
MOÇAMBIQUE. Ministério da Educação. Plano Curricular do Ensino Básico: Objectivos, política, estrutura, plano de estudos e estratégias de implementação. Maputo: INDE, 2003.
MOÇAMBIQUE. Ministério da Educação. Plano Curricular do Ensino Básico: Objectivos, política, estrutura, plano de estudos e estratégias de implementação. Maputo: INDE, 2008.
MOÇAMBIQUE. Ministério da Educação e Cultura. Plano Estratégico da Educação e Cultura. Maputo: INDE, 2011.
MOÇAMBIQUE. Ministério da Educação e Cultura. Regulamento Geral do Ensino Básico. Maputo: DINEG, 2009.
PACHECO, José Augusto. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora, 2001.
ROLDÃO, Maria do Céu. Gestão do currículo e avaliação de competências: as questões dos professores. 4. ed. Lisboa: Editorial Presença, 2005.
SANTOS, Roseli Aparecida dos; MACHADO, Carlos Roberto. O Currículo: conceitualização e reconceptualização. São Paulo: Ática, 2005.
SOUSA, Fernando. Diferenciação curricular e Deliberação Docente. Porto: Porto Editora, 2005.
VILELAS, José. Investigação: o processo de construção de conhecimento. Lisboa: Sílabo, 2009.
Derechos de autor 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.




