Saberes docentes e educação profissional e tecnológica: aspectos formativos

Resumen

Este trabalho tem como objetivo incentivar reflexões teóricas sobre os saberes docentes e as necessidades formativas no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que passou por uma grande reestruturação nas últimas duas décadas e teve como um dos seus desdobramentos um aumento expressivo de professores atuando nesta modalidade de ensino. Assim, trazemos uma breve revisão sobre os saberes docentes, com suas classificações, características e elementos mobilizados. Seguimos buscando caracterizar a atuação docente na EPT e as peculiaridades inerentes a quem a ela se dedica e, por fim, alinhavamos os saberes com as necessidades formativas aos professores da EPT, identificando possíveis pressupostos a serem considerados. A maioria dos docentes inicia a carreira sem a compreensão sobre o que é atuar na EPT. Dessa maneira, são muitas as demandas formativas para qualquer docente que nela adentra. Tais necessidades vão desde a questões operacionais, passando por demandas metodológicas e, principalmente, conceituais. A EPT é peculiar em vários sentidos e representa um grandioso ideal de transformação social que só é viável quando há uma consolidação da identidade docente nesse campo de atuação.

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Biografía del autor/a

Claudio Zarate Sanavria, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) - Campus Nova Andradina

* Bacharel em Análise de Sistemas e especialista em Engenharia de Websites pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

* Pedagogo pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN).

* Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

* Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

* Líder do grupo de pesquisa NIPETI (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Estudo e Desenvolvimento em Tecnologia da Informação).

* Experiência na área de Educação e Ciência da Computação, abordando principalmente os seguintes temas: Formação de Professores, Tecnologias Educacionais, Educação Matemática e Engenharia de Software.

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Publicado
2025-06-25
Cómo citar
Sanavria, C. Z. (2025). Saberes docentes e educação profissional e tecnológica: aspectos formativos. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(31), 244-262. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i31.22778