Saberes docentes e educação profissional e tecnológica: aspectos formativos
Resumen
Este trabalho tem como objetivo incentivar reflexões teóricas sobre os saberes docentes e as necessidades formativas no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que passou por uma grande reestruturação nas últimas duas décadas e teve como um dos seus desdobramentos um aumento expressivo de professores atuando nesta modalidade de ensino. Assim, trazemos uma breve revisão sobre os saberes docentes, com suas classificações, características e elementos mobilizados. Seguimos buscando caracterizar a atuação docente na EPT e as peculiaridades inerentes a quem a ela se dedica e, por fim, alinhavamos os saberes com as necessidades formativas aos professores da EPT, identificando possíveis pressupostos a serem considerados. A maioria dos docentes inicia a carreira sem a compreensão sobre o que é atuar na EPT. Dessa maneira, são muitas as demandas formativas para qualquer docente que nela adentra. Tais necessidades vão desde a questões operacionais, passando por demandas metodológicas e, principalmente, conceituais. A EPT é peculiar em vários sentidos e representa um grandioso ideal de transformação social que só é viável quando há uma consolidação da identidade docente nesse campo de atuação.
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