Educação decolonial e diretrizes curriculares: uma análise da Resolução Nº 8/2012 para a Educação Escolar Quilombola

Resumo

O presente artigo teve por objetivo de analisar como a atual legislação educacional de Modalidade Escolar Quilombola relaciona-se com o fortalecimento da interculturalidade crítica na perspectiva de uma educação decolonial e qual o papel que o Estado, efetivamente, assume na aplicabilidade dos preceitos legais no âmbito prático das relações socioeducacionais nesses territórios. Trata-se de uma investigação que busca as relações possíveis dos preceitos legais com a perspectiva dos estudos decoloniais, como meio de problematizar as práticas pedagógicas que não reconhecem a diversidade étnico-racial e os saberes tradicionais como conteúdo curricular. A intenção é potencializar a atividade de ensino da capacidade de resposta às comunidades excluídas pela tradição seletiva dos currículos oficiais e fomentar a crítica ao contexto epistemológico da Modernidade presente nos currículos do Ensino Básico brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelita Rosa de Oliveira Rocha, Universidade Estadual da Bahia (UNEB)

Doutoranda em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Campus III. Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais, Juazeiro-BA.

Eliane Maria de Souza Nogueira, Universidade Estadual da Bahia (UNEB)

Doutora em Ciências Biológicas. Docente da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Campus VIII, Paulo Afonso-BA. Departamento de Educação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental.

Referências

APPLE, Michael Whitman. Educação e Poder. Tradução João Menelau Paraskeva. Porto: Porto Editora, 2001.

BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. 2013. https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/DxkN3kQ3XdYYPbwwXH55jhv/abstract/?lang=pt Acesso disponível em: 20 mar. 2024.

BAHIA. Documento Curricular Referencial da Bahia. 2019.

BAHIA. O Plano Estadual de Educação – PEE Bahia 2016-2026, foi instituído por meio da Lei Estadual n° 13.559 de 11 de maio de 2016.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2011.

BRASIL. Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Brasília, MEC, 2003.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 8, de 20 de novembro de 2012 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-mais-educacao/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/18694-educacao-quilombola-sp-1000400393 Acesso em: 20 mar. 2024.

BRASIL. Parecer 03/2004 do Conselho Pleno do Conselho Nacional de educação. Brasília: MEC, 2004a.

CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra. Os desafios da educação quilombola no Brasil: o território como contexto e texto. Revista Brasileira de Educação. v. 22 n. 69 abr.-jun. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/L9vwgCcgBY6sF4KwMpdYcfK/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 14 abr. 2024.

CESAIRE, AIMÉ. Discurso sobre o colonialismo. Tradução do francês Noemia de Sousa. 1ª edição. Sá da Costa Editora. Lisboa, 1978.

COSTA, Pedro Léo Alves; ANDRADE, Horasa Maria Lima da Silva; ANDRADE, Luciano Pires de. Formação docente e educação quilombola: perspectivas e dimensões a partir de uma revisão de literatura. In SciELO Preprints, 2022. Disponível em https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.4147 Acesso em: 10 jun. 2004.

FERREIRA, Antonio. O Currículo em Escolas Quilombolas do Paraná: a possibilidade de um modo de ser, ver e dialogar com o mundo. 2014. 158f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 43 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014. 256p.

LEITE, Ilka Boaventura. OS QUILOMBOS NO BRASIL: QUESTÕES CONCEITUAIS E NORMATIVAS. Revista Etnográfica, v 4, n. 2, p. 333-354, 2000. Disponível em: http://ceas.iscte.pt/etnografica/docs/vol_04/N2/Vol_iv_N2_333-354.pdf Acesso em: 16 abr. 2024.

MACEDO, Roberto Sidnei. Atos de currículo e formação: o príncipe provocado? Revista Teias, v. 13, n. 27, p. 67-74. 2012. Disponível em: https://www.uece.br/eventos/spcp/anais/trabalhos_completos/247-38599-31032016-235540.pdf Acesso em: 14 abr. 2024.

MIRANDA, Shirley Aparecida. Educação escolar quilombola em Minas Gerais: entre ausências e emergências. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, maio/ago. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/vtvxW4PdPS4DjskgsjXqxHN/?format=pdf&lang=pt Acesso: em 02 maio 2024.

MOORE, Carlos Wedderburn. O racismo através da história: da antiguidade à modernidade, 2007. Disponível em: http://www.ammapsique.org.br/baixe/O-Racismo-atraves-da-historia-Moore.pdf Acesso em: 21 abr. 2024.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, v. 26, n. 1, p. 15-40, abr. 2010.

PENNA, Camila. Paulo Freire no pensamento decolonial: um olhar pedagógico sobre a teoria pós-colonial latino-americana. Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas, v. 8 n. 2, p. 181-199. Brasília, 2014.

PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. CLACSO, ConsejoLatinoamericano de CienciasSociales; Buenos Aires, 2005.

RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.

SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: Edusp, 2008.

SANTOS, Edmilson Santos; VELLOSO, Tatiana Ribeiro; NACIF, Paulo Gabriel Soledade; SILVA, Givania. Oferta de Escolas de Educação Escolar Quilombola no Nordeste Brasileiro. Educação & Realidade, v. 44, n. 1, p. 1-22, 2019.

SOUZA, Shirley Pimentel de. Educação escolar quilombola : as pedagogias quilombolas na construção curricular. – 2015. (Dissertação de mestrado) Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Salvador, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21077/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20Shirley%20Pimentel%20de%20Souza.pdf Acesso em: 14 abr. 2024.

WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In. CANDAU, Vera Maria (Org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. p. 12-43.

Publicado
2024-10-30
Como Citar
Rocha, A. R. de O., & Nogueira, E. M. de S. (2024). Educação decolonial e diretrizes curriculares: uma análise da Resolução Nº 8/2012 para a Educação Escolar Quilombola. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(28), 444-460. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i28.19490