Interdisciplinaridade no ensino superior: análise do projeto pedagógico do curso de licenciatura em Letras Português da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Resumo
O presente artigo tem por objetivo investigar como a interdisciplinaridade é concebida e operacionalizada no Projeto Pedagógico do Curso de Letras – Habilitação em Língua Portuguesa – PPCL, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e que paradigma educacional, tradicional ou emergente, o curso sinaliza como elemento orientador na formação dos futuros professores de português. Para tanto, adotou-se como metodologia a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa documental e bibliográfica. O aporte teórico para subsidiar nossas análises foi constituído por pesquisadores dedicados à temática da intersecção entre interdisciplinaridade e educação como: Fazenda (2006, 2008); Japiassu (1976), Moraes (2011), entre outros. Os resultados demonstram que há a intenção de promover a interdisciplinaridade no referido curso, mas há poucas evidências, no âmbito restrito dos dados, quanto às estratégias e ao envolvimento da instituição, do corpo docente e do corpo discente, para torná-la uma prática concreta. Espera-se que este artigo contribua para a ampliação das discussões sobre interdisciplinaridade nas práticas acadêmicas e, consequentemente, na formação dos professores no curso de graduação no norte do país.
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