As atividades investigativas no contexto interativo de professores de Ciências em formação continuada

Resumo

O Ensino por Investigação é uma abordagem didática que permite ao professor criar um ambiente investigativo para os discentes e estimular o desenvolvimento de características inerentes à Natureza da Ciência. Assim, perguntamo-nos: quais as compreensões de um grupo de professoras de Ciências acerca do Ensino por Investigação na implementação de atividades investigativas desenvolvidas durante um curso de formação continuada? A intenção é compreender como um grupo de formação colaborativa de professoras de Ciências do Ensino Fundamental – Anos Iniciais elaborara atividades investigativas sobre “Seres vivos”, as quais foram planejadas a partir da formulação de Perguntas Investigáveis. Os dados foram constituídos durante interações discursivas de quatro episódios da formação, que foram transcritos e serão apresentados em formato de narrativas. Evidenciou-se que o processo dialógico estabelecido na formação contribuiu para o desenvolvimento profissional das professoras, além da presença de fortes marcas discursivas acerca da apropriação de práticas epistêmicas, do rompimento de visões simplistas da Ciência e da assimilação de tecnologias para a utilização no ensino investigativo. Espera-se que este estudo contribua para reflexões da abordagem investigativa em modelos de formação continuada com um caráter mais ativo e distinto dos cursos tradicionais de formação continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mikael Otto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutorando e Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professor de Ciências nos Anos Iniciais da Rede Púbica Municipal de Educação de Cascavel, Paraná, Brasil. Email: mikabio12@gmail.com

Marcia Borin da Cunha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente Associada ao Programa de Pós-Graduação em em Educação em Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Toledo, Paraná, Brasil. Email: borin.unioeste@gmail.com

Referências

ARAÚJO, Luiz Carlos Marinho de; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della. Alfabetização Didático-Científica do professor de Ciências e o contexto sociopolítico: princípios, percepções e epistemologia. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, Naviraí, v. 12, n. 30, p. 205-228, 2025.

ARAÚJO, Luiz Carlos Marinho de; SIQUEIRA, Lívia Constâncio; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della. O referencial curricular de Itamari / BA como mecanismo para o ensino por investigação nos anos finais do Ensino Fundamental. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 10, n. 23, p. 387-411, 17 jun. 2023

AZEVEDO, Maria Cristina Paternostro Stella de. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa (Org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. 1 ed. São Paulo: Cengage Learning, p. 19-33, 2004.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação verbal. São Paulo, Ed. Martins Fontes, 2000, 421 p.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.) Ensino de Ciências por Investigação: Condições para implementação em sala de aula – São Paulo: Cengage Learning, p. 1-20, 2013.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa; GIL-PEREZ, Daniel. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. Ed. São Paulo: Cortez, 2011. 127 p.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetas de pesquisa. 4ª ed. - São Paulo: Atlas, 2008, 176 p.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org.). Formação continuada e gestão da educação. São Paulo: Cortez, 2003.

FERREIRA, Mariane Grando; THEINEL, Eliane; STRIEDER, Dulce Maria; LIMA, Dartel Ferrari de; CARVALHO, Marco Antonio Batista. O recurso lúdico na educação infantil: vislumbrando sua aplicabilidade nas atividades propostas dos livros didáticos. Revista Temas & Matizes, Cascavel, v. 16, n. 27, p. 144–167, 2023.

FERRÉS-GURT, Concepció. El reto de plantear preguntas científicas investigables. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, Barcelona, vol.14, n.2, ´p. 410–426, 2017.

FURMAN, Melina; SANMARTÍ, Neus Sanmartí; BARRETO, Maria Del carmen. El procés d’aprendre a plantejar preguntes investigables. Revista Educació Química EduQ, Barcelona, s.v. n. 14, p. 1-28, 2013.

LEITE, Joici de Carvalho; RODRIGUES, Maria Aparecida; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira. Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Curitiba-Pr, v.8, n.2, 2015.

MORI, Lorraine; CUNHA, Marcia Borin da. Problematização: possibilidades para o Ensino de Química. Revista Química Nova na escola, São Paulo, v. 42, n. 2, p. 176 - 185, maio de 2020.

MUNFORD, Danusa; LIMA, Caixeta de Castro e. Ensinar ciências por investigação: em que estamos de acordo? Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 89- 111, 2007.

OTTO, Mikael; CUNHA, Marcia Borin. O Ensino de Ciências por Investigação e as Perguntas Investigáveis. Encontros de Debates sobre o Ensino de Química. Anais... Pelotas, n. 41, 2022.

PERSON, Vanessa Aina; BREMM, Daniele; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. A formação continuada de professores de ciências: elementos constitutivos do processo. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 10, n. 3, p. 141-147, 2019.

REIS, Pedro, GALVÃO, Cecília, BAPTISTA, Monica. Formação contínua de professores e comunidades de prática: Perspectivas da Universidade de Lisboa. In A. Cachapuz, A. S. Neto, & I. Fortunato (Orgs.), Formação inicial e continuada de professores de ciências: o que se pesquisa no Brasil, Portugal e Espanha. São Paulo: Edições Hipótese, p. 257-275, 2018.

SANTOS, Maria Cristina Silva; SILVA, Maria Walkyria. Alfabetização científica a partir do ensino por investigação. 2020. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.

SEDÍCIAS, Emillayne Paloma Santos; SILVA, Karoline Barbosa da; SANTIAGO, Ellen da Silva; ANDRADE, Kátia Fernanda Alves de; LOPES, Ubirany Ferreira. A importância do uso da tecnologia digital no ensino de ciências e biologia. VI Congresso Nacional de Educação Conedu. Anais... Fortaleza, 2019, 9 p.

SILVA, Ivete Gava da; TRAZZI, Patricia Silveira da Silva. Ensino por investigação e formação continuada de professores: refletindo sobre uma experiência formativa. II Encontro de Ensino de Ciências por Investigação. Anais... Belo Horizonte (MG) UFMG, 2020.

SOUZA, Rosana; STRIEDER, Dulce Maria. O ensino por investigação no estudo dos conceitos de eletricidade. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE 2016. 1ed.Curitiba: SEED/PR, v. 1, p. 40-60, 2018.

Publicado
2026-01-05
Como Citar
OTTO, M.; CUNHA, M. B. DA. As atividades investigativas no contexto interativo de professores de Ciências em formação continuada. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 13, n. 34, p. 115-131, 5 jan. 2026.
Seção
Artigos de fluxo contínuo