O papel da ludicidade na aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down: estudo de caso em uma escola particular, em Campanha / MG
Resumo
Esta pesquisa objetivou analisar o papel da ludicidade no processo de aprendizagem de uma criança com Síndrome de Down (SD) na Escola São João Coopercamp, no município de Campanha, sul de Minas Gerais. Para tanto, a investigação descritivo-explicativa e de abordagem qualitativa, teve como procedimentos a pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. A investigação aconteceu por meio de entrevistas semiestruturadas com a coordenadora pedagógica do turno vespertino e a professora regente do Pré I da referida escola. Os resultados descrevem que as participantes buscaram diferentes metodologias no intuito de promover a ludicidade no processo de aprendizagem da aluna. Conclui-se que a construção de oportunidades e possibilidades para a criança com SD se desenvolve a partir das atividades lúdicas, algo essencial para o seu processo de formação. Portanto, é necessário desconstruir a percepção de que crianças com SD são limitadas às suas características, pois o seu processo de aprendizagem acontece a partir de diferentes metodologias.
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