O papel da ludicidade na aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down: estudo de caso em uma escola particular, em Campanha / MG

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar o papel da ludicidade no processo de aprendizagem de uma criança com Síndrome de Down (SD) na Escola São João Coopercamp, no município de Campanha, sul de Minas Gerais. Para tanto, a investigação descritivo-explicativa e de abordagem qualitativa, teve como procedimentos a pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. A investigação aconteceu por meio de entrevistas semiestruturadas com a coordenadora pedagógica do turno vespertino e a professora regente do Pré I da referida escola. Os resultados descrevem que as participantes buscaram diferentes metodologias no intuito de promover a ludicidade no processo de aprendizagem da aluna. Conclui-se que a construção de oportunidades e possibilidades para a criança com SD se desenvolve a partir das atividades lúdicas, algo essencial para o seu processo de formação. Portanto, é necessário desconstruir a percepção de que crianças com SD são limitadas às suas características, pois o seu processo de aprendizagem acontece a partir de diferentes metodologias.

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Biografia do Autor

Mariana Rillary Santiago Dias, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Pedagoga pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Docente na rede municipal de Campanha-MG.

Nicole de Santana Gomes, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); Docente na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – unidade Campanha-MG.

Maria Teresa Junqueira Vasconcellos, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Mestra em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde (UninCor). Docente na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – unidade Campanha-MG e no Instituto Federal do Sul de Minas (IFSulMinas), campus Três Corações.

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Publicado
2025-09-17
Como Citar
Dias, M. R. S., Gomes, N. de S., & Vasconcellos, M. T. J. (2025). O papel da ludicidade na aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down: estudo de caso em uma escola particular, em Campanha / MG. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(32), 246-261. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.22732
Seção
Artigos de fluxo contínuo