Proficiência em leitura em língua estrangeira como requisito da Pós-Graduação Stricto-Sensu

Resumo

Exames de proficiência são exigência em diversos contextos, entre os quais está a pós-graduação. Neste artigo, visa-se à análise de um conjunto desses exames, considerando sua constituição e a perspectiva daqueles que os elaboram, relacionando-os às exigências de leitura em língua estrangeira na pós-graduação a qual o atestado de aprovação em tais exames é comumente apresentado como cumprimento ao requisito de proficiência em língua estrangeira. Trata-se de pesquisa mista, de caráter documental e de entrevista. Os resultados indicam que os testes analisados, embora se desenvolvam a partir de textos reais que têm circulação social, não atendem aos critérios de validade de conteúdo, construto, face e confiabilidade, assim como não atingem a avaliação de nível de leitura em LE que se aproxime ao exigido na pós-graduação. Essa constatação sugere que a obtenção da aprovação pode satisfazer à exigência burocrática, mas não evidenciar aptidão linguística e leitora em LE do pós-graduando.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dohane Julliana Roberto, Prefeitura Municipal de Ensino de Florianópolis - SC

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Rede municipal de ensino de Florianópolis - SC.

Referências

ALDERSON, J. Charles. Reading in a foreign language: A Reading problem or a language problem? In: ALDERSON, Charles; URQUHART, Alexander (eds.). Reading in a foreign language. London: Longman, 1984.

ALDERSON, J. Charles; HAAPAKANGAS, Eeva-Leena; HUHTA, Ari; NIEMINEN, Lea; ULLAKANOJA, Riikka. The diagnosis of reading in a second language. Nova York: Routledge/Taylor&Francis, 2015.

BACHMAN, Lyle. What does language testing have to offer? Tesol Quarterly, v. 25, n. 4, p.671-699, 1991.

BERNHARDT, Elizabeth. Second-language Reading as a Case Study of Reading Scholarship in the 2th Century. In: KAMIL, Michael L.; MOSENTHAL, Peter B.; PEARSON, P. David; BARR, Rebeca. Handbook of Reading Research, v. III. New Jersey/London: Lawrence Erlbaum Associates, p. 791-811, 2000.

BERNHARDT, Elizabeth. A psycholinguistics perspective on second language literacy. AILA Review, n. 8, p. 31-44, 1991.

BERNHARDT, Elizabeth. Toward Information Processing Perspective. In, Foreign Language Reading. The Modern Language Journal, v. 68, n. 4, p.322-331, 1984.

BERNHARDT, Elizabeth; KAMIL, Michael. Interpreting relationships between L1 and L2 reading: Consolidating the Linguistic Threshold and the Linguistic Interdependence Hypothesis. Applied Linguistics, n. 16, p.15-34, 1995.

BOSSERS, Bart. On thresholds, ceilings and short-circuits: The relation between L1 reading, L2 reading and L2 Knowledge. AILA Review, n. 8, p. 45-60, 1991.

CLARKE, Mark A. The short circuit hypothesis of ESL reading-or when language competence interferes with reading performance. The modern language journal, v. 64, n. 2, p. 203-209, 1980.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FOX, Emily; ALEXANDER, Patricia A. Text comprehension: a retrospective, perspective, and prospective. In: ISRAEL, Susan E. Israel; DUFFY, Gerald G. (ed.). Handbook of research on reading comprehension. Routledge, New York, p. 227-239, 2009.

GAGNÉ, Ellen, YEKOVICH, Carol Walker; YEKOVICH, Frank R. The cognitive psychology of school learning. New York: Harper Collins College Publishers, 1993.

GRAY, DAVID E. Pesquisa no mundo real. 2. ed. Tradução Cataldo Costa. Porto Alegre: Penso, 2012.

HUGHES, Arthur. Testing for Language Teachers. Cambridge University Press, 2003.

HUSTIJN, Jan. How is reading in a second language related to reading in a first language? AILA Review, v. 8, p. 5-14, 1991.

INEP. Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Itens liberados de leitura: PISA 2018. Brasil, 2018. Disponível em http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/itens/2018/Itens_publicos_de_leitura_Leite_de_Vaca.pdf. Acesso em: julho 2020.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Itens liberados de leitura: PISA 2015. Brasil, 2015. Disponível em: 239 http://download.inep.gov.br/download/internacional/pisa/Itens_Liberados_Leitura.pdf. Acesso em: 18 de janeiro de 2017.

KINSTSCH, Walter; RAWSON, Katherine. Compreensão. In: SNOWLING, Margareth; HULME, Charles (org.). A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, p. 227-244, 2013.

PARIS, Scott G.; LIPSON, Marjory Y.; WIXSON, Karen K. Becoming a strategic reader. In: RUDELL, Robert. B.; RUDELL, M. R.; SINGER, Harry. (eds.). Theoretical models and processes of reading. 4. ed. Newark, Delaware: International Reading Association, p. 788-810, 1994.

PERFETTI, Charles; Landi, Nicole; Oakhill, Jane. A aquisição da habilidade de compreensão da leitura. In: SNOWLING, Maegareth J.; HULME, Charles (ed.). A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, p. 245-265, 2013.

PROCAILO, Leonilda. Reading digital texts in L2: Working memory capacity, text mode, and reading cognition accounting for differences in processes and products of reading. 2017. Tese (doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

ROBERTO, Dohane Julliana. Leitura em língua estrangeira: aspectos da demanda na pós-graduação e da avaliação em testes de proficiência. Orientadora: Ana Cláudia de Souza. 2019. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2019.

ROBERTO, Dohane Julliana; SOUZA, Ana Cláudia de. O papel da leitura em línguas estrangeiras na pós-graduação em Linguística segundo professores, disciplinas e pesquisas de mestrado e doutorado. The Especialist, v.41, n. 2, p. 1- 17, 2020.

SCLIAR-CABRAL, Leonor; SOUZA, Ana Cláudia de. Língua portuguesa e ensino: alfabetização para o letramento e desenvolvimento da leitura. SOUZA, Ana Cláudia de; OTTO, Clarícia; FARIAS, Andressa da Costa (org.). A escola contemporânea: uma necessária reinvenção. Florianópolis: NUP/CED, 2011 p. 171-193.

SOUZA, Ana Cláudia de; SEIMETZ-RODRIGUES, Cristiane; WEIRICH, Helena Cristina. Ensinar a estudar ensinando a ler: potências dos roteiros de leitura. In: SOUZA, Ana Cláudia de; SEIMETZ-RODRIGUES, Cristiane; FINGER-KRATOCHVIL, Claudia; BARETTA, Luciane; BACK, Angela Cristina Di Palma (org.). Diálogos linguísticos para a leitura e a escrita. Florianópolis: Insular, 2019. p. 164-200.

TOMITCH, Lêda Maria Braga. Reading: text organization perception and working memory capacity. Florianópolis: UFSC, DLLE, 2003.

Publicado
2025-09-17
Como Citar
Roberto, D. J. (2025). Proficiência em leitura em língua estrangeira como requisito da Pós-Graduação Stricto-Sensu. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(32), 88-107. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.23033
Seção
Artigos de fluxo contínuo