A feminização da carreira docente no Brasil: reflexões teóricas sobre relações de gênero e educação
Resumo
O trabalho docente durante os períodos históricos da educação brasileira é constituído por algumas metamorfoses. Conhecer essas transformações, demanda-se inclusive entender as epistemologias das relações sociais, históricas, econômicas e políticas de gênero, precipuamente quando o trabalho docente se tornou um universo predominantemente feminino. Este estudo objetiva apresentar uma análise da feminização da carreira docente no contexto brasileiro, sob a perspectiva teórica de Butler e Louro, que contribuem e interpelam conceitos sobre gênero e educação. Por conseguinte, adotou-se como literatura bibliográfica, autores que tratam a respeito da feminização da docência no Brasil como: Costa, Sá e Rosa, Stamatto, Fagundes, Antunes e Accorssi, dentre outros. Os caminhos metodológicos da pesquisa, ancoram-se em uma abordagem qualitativa de natureza descritiva exploratória. Os resultados mostram que a feminização da docência no Brasil se dá mediante vários fatores estruturantes, sendo a categoria gênero uma das principais configurações interseccionais para a explicação deste fenômeno. A pesquisa se encaminha para as considerações finais trazendo reflexões sobre a feminização da docência constituída historicamente mediante relações de poder embasadas por pressupostos patriarcais, sexistas e misóginos. E, apesar dos percalços, a luta das mulheres por reconhecimento e pela construção de uma identidade profissional, é, também, um fator importante para a consolidação do fenômeno.
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