A feminização da carreira docente no Brasil: reflexões teóricas sobre relações de gênero e educação

Resumo

O trabalho docente durante os períodos históricos da educação brasileira é constituído por algumas metamorfoses. Conhecer essas transformações, demanda-se inclusive entender as epistemologias das relações sociais, históricas, econômicas e políticas de gênero, precipuamente quando o trabalho docente se tornou um universo predominantemente feminino. Este estudo objetiva apresentar uma análise da feminização da carreira docente no contexto brasileiro, sob a perspectiva teórica de Butler e Louro, que contribuem e interpelam conceitos sobre gênero e educação. Por conseguinte, adotou-se como literatura bibliográfica, autores que tratam a respeito da feminização da docência no Brasil como: Costa, Sá e Rosa, Stamatto, Fagundes, Antunes e Accorssi, dentre outros. Os caminhos metodológicos da pesquisa, ancoram-se em uma abordagem qualitativa de natureza descritiva exploratória. Os resultados mostram que a feminização da docência no Brasil se dá mediante vários fatores estruturantes, sendo a categoria gênero uma das principais configurações interseccionais para a explicação deste fenômeno. A pesquisa se encaminha para as considerações finais trazendo reflexões sobre a feminização da docência constituída historicamente mediante relações de poder embasadas por pressupostos patriarcais, sexistas e misóginos. E, apesar dos percalços, a luta das mulheres por reconhecimento e pela construção de uma identidade profissional, é, também, um fator importante para a consolidação do fenômeno. 

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Biografia do Autor

Bárbara do Vale Martins, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE, da Universidade Federal do Acre, Rio Branco – Acre – Brasil. 

Adriana Ramos dos Santos, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Acre (UFAC) Rio Branco – Acre – Brasil.

Murilena Pinheiro de Almeida, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Docente da Universidade Federal do Acre (UFAC). Rio Branco – Acre – Brasil.

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Publicado
2025-09-17
Como Citar
Martins, B. do V., Santos, A. R. dos, & Almeida, M. P. de. (2025). A feminização da carreira docente no Brasil: reflexões teóricas sobre relações de gênero e educação. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(32), 66-87. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.23200
Seção
Artigos de fluxo contínuo